Esta é uma versão desatualizada publicada em 08-07-2024. Leia a versão mais recente.

Entre Silêncios e Desafios:

Representações Sociais de Docentes sobre Diversidade Sexual na Educação Básica

Autores

  • DOUGLAS BARREIROS Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado, explorando as percepções,
conhecimentos e práticas de docentes da Educação Básica em relação à diversidade sexual em
contexto escolar. Baseado em entrevistas semiestruturadas com trinta docentes, o estudo investiga
temas como identidade de gênero, orientação sexual e interações com alunos LGBTIQIAPN+. Os
resultados revelam que, embora reconheçam a importância de discutir essas questões em sala de aula,
os docentes frequentemente evitam o tema devido a preocupações com falta de formação adequada e
medo de conflitos com famílias e gestores escolares. Suas representações sociais são influenciadas por
moralismos religiosos e concepções essencialistas de gênero e sexualidade. Este estudo destaca a
necessidade de promover formação docente abrangente e inclusiva para lidar com questões de
diversidade sexual na escola, visando uma educação mais equitativa e respeitosa da diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas, Universidade Federal de São Paulo

Psicólogo. Doutor em Enfermagem. Professor Associado aposentado da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente é Professor colaborador e orientador dos cursos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp/ Campus Guarulhos, SP. Pesquisador líder do Grupo de Estudos sobre Corporalidade e Promoção da Saúde (Gecopros).
Temas principais: corpo, gênero e sexualidades; saúde sexual e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens; adolescentes e jovens em situação de violência e vulnerabilidade; processos de educação em sexualidade.

Downloads

Publicado

08-07-2024

Versões

Como Citar

BARREIROS, D.; ROBERTO DA SILVA BRÊTAS, J. Entre Silêncios e Desafios:: Representações Sociais de Docentes sobre Diversidade Sexual na Educação Básica. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 15, n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/35454. Acesso em: 14 out. 2024.