Antropologia do cotidiano e da experiência envelhecente – ou para se pensar “homossexualidade masculina” e “envelhecimento gay” a partir de Soure (Marajó/Pará)

Autores

  • Wladirson Cardoso

Resumo

Este artigo é uma síntese de minha tese de doutoramento, na qual realizei uma possível etnografia das práticas e do(s) modo(s) de vida gay, objetivando discutir, em particular, os limites e as marcas diacríticas e transversais existentes na comparação entre a questão do envelhecimento e a problemática da homossexualidade masculina, em vista do ethos socioantropológico de homens maduros em processo de envelhecimento que fazem ou praticam sexo com outros homens no contexto das relações homoafetivas e sexuais da cidade de Soure (Marajó/Pará). O entrecruzamento de temas, a partir da coorte geracional de homens gays e (também) envelhecentes, levou em consideração
tanto a paisagem homoerótica quanto os espaços de sociabilidade gay em um âmbito social-cultural não metropolitano de uma cidade localizada na Amazônia Marajoara. 

Palavras-chave: Homossexualidade masculina. Envelhecimento gay. Amazônia
Marajoara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2016

Como Citar

CARDOSO, W. Antropologia do cotidiano e da experiência envelhecente – ou para se pensar “homossexualidade masculina” e “envelhecimento gay” a partir de Soure (Marajó/Pará). Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9650. Acesso em: 24 abr. 2024.