Farras, fervos e shows: um kairós de protagonismos e infortúnios no Pantanal-MS

Autores

  • Guilherme R. Passamani

Resumo

Este artigo é parte das reflexões de minha pesquisa de doutorado, na qual problematizo a intersecção entre envelhecimento, memória e condutas homossexuais na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul. Reflito, em um primeiro momento, sobre as noções de tempo e curso da vida na construção dos discursos de meus interlocutores sobre farras, fervos e shows. Em seguida, apresento Gica, uma das personagens centrais de meu campo, bem como sua relevância para o estabelecimento das primeiras farras e fervos. Na terceira parte, discuto as potencialidades desses eventos para pensar performances
e trajetórias a partir do encontro de bichas e homens. Por fim, apresento e analiso a Night Club, uma casa de shows para travestis. A tônica da questão está em como é percebida a relação entre condutas homossexuais e regimes de visibilidade em uma cidade que não é considerada um grande centro urbano.

Palavras-chave: Shows. Curso da vida. Kairós. Condutas homossexuais. Pantanal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2016

Como Citar

PASSAMANI, G. R. Farras, fervos e shows: um kairós de protagonismos e infortúnios no Pantanal-MS. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9651. Acesso em: 26 abr. 2024.