A construção discursiva dos sexos e da sexualidade na modernidade a partir de Butler e Foucault

Autores

  • Fernando Bagiotto Botton

Resumo

Como se constituíram a sexualidade e seus mecanismos na modernidade? De que forma os meandros de seus discursos configuraram uma norma de como agir e existir sexualmente no período moderno? Com tais questões norteadoras, pretendemos realizar um estudo que busque compreender os meios pelos quais uma concepção específica de sexualidade foi instituída na modernidade, ao mesmo tempo que buscaremos encontrar os fundamentos políticos e epistemológicos para tal construção discursiva. Nesse intuito, realizaremos um levantamento teórico e filosófico que perpasse pelas filosofias de Michel Foucault, Judith Butler e seus leitores, para, assim, estabelecermos um ponto
de vista simultaneamente analítico e político, que venha a contribuir com os estudos de gênero contemporâneos, bem como com as demais pesquisas em humanidades, especialmente em história.

Palavras-chave: Discurso. Desconstrução. Corpo. Gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2016

Como Citar

BOTTON, F. B. A construção discursiva dos sexos e da sexualidade na modernidade a partir de Butler e Foucault. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9654. Acesso em: 25 abr. 2024.