Concurso Marquinha do Biquíni: visibilidades político-corporais entre jovens homossexuais 1 em um bairro “periférico” de Belém

Autores

  • Ramon Reis

Palavras-chave:

Concurso Marquinha do Biquíni. Jovens homossexuais. Visibilidades político-corporais. Estéticas corporais “periféricas”.

Resumo

Este texto apresenta os resultados parciais de minha pesquisa de doutorado, ainda em andamento, sobre espaços de sociabilidade homossexual (bares) em “periferias” de São Paulo (bairros de Itaquera e São Mateus) e Belém (bairro do Guamá). Para este artigo, privilegio a etnografia que realizei durante o concurso Marquinha do Biquíni, no bairro do Guamá. O evento ocorre desde 2008 no quintal de uma casa e tem como finalidade “eleger o melhor bronzeado, a melhor marquinha do biquíni” das “candidatas” (rapazes homossexuais). A proposta metodológica foi olhar para dentro do bairro a partir
do concurso e mostrar seus efeitos capilares na articulação com mobilidades e
marcadores sociais, sobretudo, de gênero, sexualidade e raça/cor. Entre os aspectos que me chamaram a atenção, cito os seguintes: a busca por visibilidade e a produção de estéticas corporais femininas. Os pontos conclusivos a que cheguei evidenciam, mesmo que indiretamente, um produtivo diálogo entre juventude homossexual e cidade em uma chave que mescla visibilidades político-corporais (apresentações de si) e apropriações do espaço urbano com menos fixidez e mais circulação e borramento de fronteiras. Portanto, a produção de estéticas corporais “periféricas” complexifica a relação simplória entre juventude homossexual e “ausência” de consciência política, ou seja, de que a presença de tais jovens e a própria produção da festa possuem caráter de “esvaziamento” político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-06-2016

Como Citar

REIS, R. Concurso Marquinha do Biquíni: visibilidades político-corporais entre jovens homossexuais 1 em um bairro “periférico” de Belém. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 9, n. 13, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/9661. Acesso em: 22 dez. 2024.