“Putaria" enquanto conceito: desejo e sexualidade na prática orgiástica

Autores/as

  • Victor Hugo Souza Barreto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Sexualidade, Interseccionalidade, Subjetividade,

Resumen

Nesse artigo, apresento um dos “princípios” e, talvez, o principal deles, que pude encontrar durante uma pesquisa realizada em festas de orgia para homens organizadas na cidade do Rio de Janeiro, que é o da “putaria". Através da observação e da análise do desejo e da sexualidade presente nesse contexto, percebi que os discursos e práticas em torno do que chamam de “putaria” é onde acredito se centrar a singularidade de “invenção” dos atores com quem interagi durante a pesquisa. Da mesma forma, acredito que aqui pode se centrar a singularidade desse trabalho, ao propor a “putaria" como um conceito. É a partir dela que se centram as práticas presenciadas nesses espaços e é a partir dela que entendi a ida a essas festas como uma forma singular de engajamento no mundo e como possível disruptora dos chamados marcadores sociais da diferença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Souza Barreto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador de Pós-Doutorado (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ.

Publicado

29-01-2018

Cómo citar

BARRETO, V. H. S. “Putaria" enquanto conceito: desejo e sexualidade na prática orgiástica. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 11, n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/12504. Acesso em: 30 jun. 2024.