“Putaria" enquanto conceito: desejo e sexualidade na prática orgiástica

Autores

  • Victor Hugo Souza Barreto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sexualidade, Interseccionalidade, Subjetividade,

Resumo

Nesse artigo, apresento um dos “princípios” e, talvez, o principal deles, que pude encontrar durante uma pesquisa realizada em festas de orgia para homens organizadas na cidade do Rio de Janeiro, que é o da “putaria". Através da observação e da análise do desejo e da sexualidade presente nesse contexto, percebi que os discursos e práticas em torno do que chamam de “putaria” é onde acredito se centrar a singularidade de “invenção” dos atores com quem interagi durante a pesquisa. Da mesma forma, acredito que aqui pode se centrar a singularidade desse trabalho, ao propor a “putaria" como um conceito. É a partir dela que se centram as práticas presenciadas nesses espaços e é a partir dela que entendi a ida a essas festas como uma forma singular de engajamento no mundo e como possível disruptora dos chamados marcadores sociais da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Souza Barreto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador de Pós-Doutorado (PDJ/CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ.

Downloads

Publicado

29-01-2018

Como Citar

BARRETO, V. H. S. “Putaria" enquanto conceito: desejo e sexualidade na prática orgiástica. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 11, n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/12504. Acesso em: 30 jun. 2024.