A construção de uma pedagogia dos manuais médicos: um olhar queer sobre os discursos médicos da homossexualidade no século XX
Palabras clave:
Homossexualidade. Medicina. Educação. Teoria Queer.Resumen
O artigo apresenta o percurso metodológico de uma pesquisa documental
realizada em 32 livros das áreas da Medicina, Psicologia e Educação publicados
no Brasil entre as décadas de 1920 a 1970 sobre como médicos,
psicólogos e educadores se posicionavam acerca do tema da homossexualidade
tendo como aporte analítico a teoria queer. Os trechos dos livros
analisados demonstram haver informações de cunho pedagógico para lidar
com situações em que meninos e meninas são reconhecidos como homossexuais.
O material evidenciou existir proposições médicas que “ensinam”
como conduzir a homossexualidade do menino afeminado e da menina
masculinizada. Os textos desses livros apontam para estratégias educativas,
receitas, experiências e modos de agir diante da situação “indesejável”, portanto
sexista e homofóbica, de se ter um/a filho/a ou aluno/a homossexual.
Tais operações discursivas denominou-se pedagogia dos manuais médicos.