Representaciones de la docencia femenina a principios del siglo XX
Resumen
Este texto discute as representações da docência feminina no início do
século XX, particularizando as professoras primárias formadas pelas
Escolas Normais Primárias de Lisboa e Natal. Evidencia pesquisa em
fontes documentais, a exemplo dos jornais A República e Diário do
Natal, Livro de Registro Nominal dos Professores Diplomados pela Escola
Normal e Regulamentos das Escolas Normais. Para tanto, respalda-se
em Chartier (1990), Chervel (1990), Ciavatta (2002), Elias (1994),
Nóvoa (1987), Schriewer (2000), Scott (1990). A resistência à abertura
de instituições de formação para mulheres, à coeducação dos sexos e,
posterior e consequentemente, à permanência delas na docência, sob o
argumento da moralidade, da promiscuidade dos corpos e da constituição
biológica, são dificuldades enfrentadas pelo magistério feminino.
A compatibilidade entre a vida privada da mulher e a vida pública
justificava sua exclusão profissional, e a diferença de funções, por sua
vez, justificava os baixos vencimentos.
Palavras-chave: Educação. Escolas Normais. Magistério. Formação
Docente. Gênero.