Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia

Autores

  • Yonier Alexander Orozco Marín Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O trabalho teve por objetivo refletir sobre os desafios e possibilidades para a abordagem da menstruação no ensino de biologia em uma perspectiva de justiça social e discussão de relações de poder, por meio da caracterização dos sentidos mobilizados por estudantes da oitava série de uma escola de Bogotá, Colômbia, no começo e final de uma proposta didática. Reconhecendo que tradicionalmente as temáticas do corpo são abordadas de maneira higienista, determinista e biomédica, trabalhamos em aulas de ciências, com uma proposta didática que permitisse a construção de outros sentidos sobre a menstruação. A caracterização dos sentidos construídos pelo alunado no começo e final da proposta demonstram a importância de problematizar o machismo, conceitos de identidade de gênero, a articulação entre capitalismo e controle do corpo para a formação política do alunado e mudar os olhares sobre a menstruação.       

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marín, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – Santa Catarina – Brasil. E-mail: apmusicomano@gmail.com

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – Santa Catarina – Brasil. Professora
Titular Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Bolsista de Produtividade em
Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7824434944793277. Orcid:
https://orcid.org/0000-0001-8824-9342 Email: suzanicassiani@gmail.com

Downloads

Publicado

09-07-2021

Como Citar

OROZCO MARÍN, Y. A.; CASSIANI, S. Como seria o mundo se os homens cisgêneros também menstruassem? Outras abordagens sobre a menstruação no ensino de ciências e biologia . Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 14, n. 22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/22807. Acesso em: 18 abr. 2024.