ONDE O VERBO SE FAZ CARNE

A construção heteronormativa de discurso sobre corpos gays masculinos
em ambientes organizacionais

Autores/as

  • Luiz Eduardo Pereira Batista Universidade Estadual do Paraná
  • Adriana Vinholi Rampazo Universidade Estadual de Londrina

Resumen

Neste artigo pensamos em como os discursos organizacionais atuam sobre corporalidades. O objetivo desse trabalho é entender a influência do discurso organizacional no processo de construção dos corpos de trabalhadores gays masculinos. Para tanto, utilizamos os conceitos de performatividade e poder, discurso e heteronormatividade e as narrativas de cinco trabalhadores gays masculinos, coletadas por meio da gravação de entrevistas com questionário aberto, acerca de suas trajetórias profissionais e suas interações no ambiente organizacional. Aplicamos a Análise do Discurso de linha Francesa sobre essas narrativas, identificando sete recursos discursivos e concluímos que esses recursos influenciam na construção dos corpos desses trabalhadores dentro de um contexto heteronormativo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

23-12-2024

Cómo citar

PEREIRA BATISTA, L. E.; VINHOLI RAMPAZO, A. ONDE O VERBO SE FAZ CARNE: A construção heteronormativa de discurso sobre corpos gays masculinos
em ambientes organizacionais. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 15, n. 24, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/36577. Acesso em: 25 dic. 2024.