Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher
Resumo
Este artigo reflete sobre a maneira como a imagem da mulher vem sendo construída pelo cinema ao longo dos anos, emprestando sentido às narrativas de experiência (realidade) e representação (fílmica) que constituem e transformam o entendimento coletivo a respeito da modernidade e do papel sociocultural e representacional da mulher nesse contexto. Discutindo sobre o papel da mulher como representação imagética no contexto cinematográfico, analisa-se sua representação no cinema brasileiro contemporâneo por meio de dois exemplos: A Dona da História, de Daniel Filho (2004) e Avassaladoras, de Mara Mourão (2002).Downloads
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Publicado
27-11-2012
Como Citar
BRAGA, M. H.; COSTA, V. da. Mulheres partidas: poética e política das imagens fílmicas da mulher. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 2, n. 03, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2285. Acesso em: 27 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos