MUITO OCUPADA DONA MARIA?

Autores

  • Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN
  • Anna Cecília Chaves Gomes Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Definição de Funções, Reconhecimento.

Resumo

Este caso de ensino descreve a história da Dona Maria, uma funcionária pública que trabalha no Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, que oferece diversos benefícios aos seus servidores, desde plano de cargos e salários a cursos de capacitação e treinamento, pano de seguridade social e benefícios como auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio creche. Apesar de todos os benefícios que o CT oferece aos seus funcionários, Dona Maria se sente insatisfeita, pois está sendo sobrecarregada de atividades, além de não se sentir reconhecida pelo seu empenho no trabalho. Ela é cobrada por atividades que ela começou a realizar de livre e espontânea vontade por elas não terem um responsável direto, mas, com o passar do tempo as atividades que ela fazia por boa vontade se tornaram parte de sua rotina de trabalho e ela passou a ser cobrada pelos demais funcionários por essas atividades, como se ela fosse responsável direta por elas. Dona Maria precisa então tomar uma decisão a fim de acabar com essa situação, pois diante das cobranças ela já não sente prazer em fazer suas atividades extras, que antigamente ela fazia apenas por boa vontade. Ela resolve então conversar com seu chefe sobre sua situação, porém, ainda precisa encontrar uma maneira de as atividades extras que ela realiza não deixem de ser feitas dentro do centro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

RUANO, A. M. Gestão por competências, uma perspectiva para a consolidação da gestão estratégica de recursos humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

NOGUEIRA, C. M. da S. .; GOMES, A. C. C. . MUITO OCUPADA DONA MARIA?. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e115, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20652. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Casos