SITUAÇÃO DO ALUNO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Felipo Bellini Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria das Graças Soares Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Stephanie Borba Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Álvaro Sued de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Lingua Inglesa; Educação; Ensino.

Resumo

Muitas são as pesquisas que buscam observar a qualidade do ensino dado nas escolas publicas de nível básico e médio em virtude de sua importância para o melhor desenvolvimento educacional do aluno. O mesmo ocorre quando se trata da disciplina de Inglês. A presente pesquisa tem como objetivo então, expor a relação do aluno com a disciplina de Inglês, de modo a exibir percentuais de rejeição a matéria, estudando os atuais instrumentos de ensino do professor e oferecendo sugestões, que partem dos alunos pesquisados a partir de questionários aplicados (questionários de gênero qualis e quantis), para melhor retenção de conteúdo e aceitação da disciplina. A aplicação do questionário foi realizada nas salas do ensino médio das três escolas públicas da região metropolitana do Natal abrigando uma amostra total de 120 alunos. Para a análise dos dados usou-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 1.6) e observou-se que embora um percentual majoritário dos alunos sejam conscientes da importância da língua inglesa nota-se a preferência á outra língua que não inglês para o estudo como disciplina curricular nas escolas. Obteve-se ainda que muitos afirmam possuir ou ter possuído em algum momento de sua vida escolar algum tipo de intolerância ou trauma com a disciplina e quase metade dos entrevistados consideram-se com um nível fraco ou inferior de domínio da língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIMENEZ, T. ; SERAFIM, Jucenir ; SALLES, Michele ; ALONSO, Talitha . Referências recentes sobre língua inglesa, mídia e escola no contexto brasileiro. Linguagem & Ensino (UCPel), Pelotas, v. 9, n. 1, p. 251-266, 2006.

ROCHA, Claudia Hilsdorf . O Ensino de LE (Inglês) para Crianças por meio de Gêneros: Um Caminho a Seguir. Contexturas, v. 10, p. 65-93, 2006.

SILVA, K. A. ; ROCHA, Claudia Hilsdorf . A Formação do Professor de LE (Inglês): Investigando a Possível Relação entre as Teorias dos Gêneros e as Competências Desejáveis. Contexturas, v. 10, p. 45-63, 2006.

Downloads

Publicado

01-04-2011

Como Citar

SOUZA, F. B. .; RODRIGUES, M. das G. S. .; PINTO, S. B. .; MEDEIROS, Álvaro S. de . SITUAÇÃO DO ALUNO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e221, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/20669. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos