A indústria do vestuário no contexto dos negócios internacionais
Palavras-chave:
Globalização; Indústria do Vestuário; Mercados Emergentes; Investimento Direto Estrangeiro; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.Resumo
Este ensaio propõe explorar o setor têxtil e de confecção, aqui agrupados em toda a sua cadeia produtiva como “setor do vestuário”, e sua cadeia global produtiva. Caracterizada por uma fragmentação, o processo produtivo em circuito permite que etapas de produção façam parte de uma das outras como input e output de oferta e demanda. Este setor é relevante no Brasil, considerado um dos maiores produtores de vestuário ocupando a sexta posição no cenário internacional. Intensiva em mão de obra e caracterizada pelos mais baixos investimentos necessários à geração de um emprego dentre os diversos setores industriais. Consequentemente um setor caracterizado por uma frágil barreira a entrada de novos players. Para Mendes Júnior (2018) são produtos altamente voláteis e com grande elasticidade no preço e consequentemente os grandes compradores e os varejistas dominantes dão as cartas na produção de roupas em um mercado que tem na ponta uma fragilidade grande. Neste ensaio crítico são apontadas as condições de trabalho e as seguintes hipóteses para formação de pesquisas aprofundadas no futuro: (H1) O processo de internacionalização da indústria da moda em países emergentes é focado nos fatores de produção; (H2) O contexto da indústria da moda é mais amplo, diverso e segmentado do que imaginamos, envolvendo vários setores dentro da cadeia produtiva e (H3) A indústria da moda está sofrendo alterações na forma de como os produtos estão sendo produzidos.
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