Proposta de jogo didático para aprendizagem de Teoriadas Filas
Palavras-chave:
Engenharia; Ensino; Filas e Jogos.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo trazer mais uma opção didática para aperfeiçoar e ampliar a forma de apresentar a teoria das filas no ensino de Engenharia de Produção que, na maioria das universidades da região metropolitana da Cidade de São Paulo, é feita de de maniera pouco interativa com os alunos. Através de um jogo de tabuleiro, docentes podem fazer com que seus discentes assimilem a dinâmica da disciplina de uma forma mais ágil e dinâmica para que não esqueçam facilmente. O jogo proporciona situações desafiadoras, competitivas, agradáveis e significativas em sala de aula; motiva os discentes para o aprendizado interagindo e participando pelo incentivo aos colegas. Com essa prática é possível modernizar a proposta didática vigente, proporcionando maior qualidade no ensino melhorando a receptividade por parte dos discentes. Tendo em vista a complexidade, a amplitude e as características pluridisciplinares e transdisciplinares ligadas a Engenharia de Produção, compete aos educadores lidarem constantemente com os desafios naturais pelo processo de ensino e aprendizagem. A proposta é aproximar os estudantes de situações reais, assumindo o papel de gestores para que possam analisar os problemas propondo melhorias para um cenário em que se depararão futuramente. Diante deste contexto e da busca de ferramentas que auxiliem a percepção e assimilação de conceitos por parte do corpo discente, o jogo desenvolvido cumpre este papel com êxito. O jogo, como alternativa estratégica para colocar o ensino em prática de forma mais dinâmica e interativa é válido e aprimora as competências e habilidades do engenheiro, fazendo com que se destaque em situações desafiadoras onde tenha que colcoar em prática seus conhecimentos sobre estratégia.
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