Sujeitos com deficiência visual e a educação como determinante social de saúde

Autores

Palavras-chave:

Deficiência visual, Saúde mental, Determinantes sociais de saúde, Educação.

Resumo

Objetivamos analisar a educação como determinante social de saúde de sujeitos com deficiência visual, com ênfase na saúde mental, identificando as dificuldades percebidas e as estratégias de enfrentamento utilizadas em relação às adversidades cotidianas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, realizamos entrevistas  semiestruturadas junto aos sujeitos deficientes visuais no ambulatório de oftalmologia do Hospital  Universitário Onofre Lopes (HUOL), no município de Natal. Os dados foram tratados à luz do método de análise temática descrito por Minayo (2008) e os conteúdos das unidades de registro elencadas, inspirados no modelo de Determinação social da saúde, proposto por Dahlgren e Whitehead (1991). A reflexão das informações analisadas suscita discussões a respeito da persistência de fatores sociais  adversos ao processo de inclusão plena e efetiva, geradores de atitudes normalizadoras.

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Biografia do Autor

Érico Gurgel Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (UFRN)

Jacileide Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Escola de Saúde da UFRN

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Publicado

03-09-2020

Como Citar

AMORIM, Érico G. .; MEDEIROS NETA, O. M. de; GUIMARÃES, J. Sujeitos com deficiência visual e a educação como determinante social de saúde . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e11112, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21887. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos