LOGÍSTICA REVERSA: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • Aline Amaral Leal Universidade Federal de Campina Grande
  • Divânio de Albuquerque Pessoa Universidade Federal de Campina Grande
  • Larissa Daiana de Macêdo Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Logística Reversa, Logística Reversa de Pós-consumo, Logística Reversa de Pós-venda, responsabilidades ambientais e competitividade.

Resumo

A Logística Reversa emerge como alternativa para diminuir a quantidade de descartes e garantir a aplicabilidade de políticas mais liberais de retorno de produtos, promovendo maior grau de competitividade as empresas que a implementam, distinguindo-se da logística tradicional pelo caminho reverso que os produtos percorrem nos canais de distribuição, ou seja, do ponto de consumo até o pondo de origem. Este fluxo reverso é divido em de Logística Reversa de pós-consumo, perspectiva ecológica, e de pós-venda, perspectiva estratégica. O presente artigo se propõe a discutir acerca do papel, no cenário atual, que a Logística Reversa pode desempenhar promovendo competitividade empresarial e responsabilidade ambiental. Para este propósito foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental enfatizando o conceito de logística reversa, suas características, elementos propulsores e entraves para sua implementação nas empresas. Verifica-se que esta é uma alternativa dentro de um sistema que objetivo a maximização de lucros, para as empresas reduzirem os danos causados por elas ao meio ambiente com a reutilização de componentes no processo produtivo, sem comprometerem a sua produtividade; e ao mesmo tempo ganharem nichos de mercado com  a eficiência  na logística de retorno dos produtos, quando necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bowersox, Donald Jr. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento/ Donald J. Bowersox, David J. Closs; tradução equipe do centro de estudos em logísticas, Adalberto Ferreira das Neves; coordenação da revista técnica Paulo Fernando Fleury, Cesar Lavalle. 1 ed. – 6. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2008.

LACERDA, L. 2002, Logística Reversa – Uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. In http://www.coppead.

UFRJ.br/cel/pesquisa/cel/new/fr-ver.htm.. Acesso em 01 de fevereiro de 2010.

LEITE, Peulo R. Canais de Distribuição Reversos – 2a parte. Revista Tecnologística, Ano IV No. 29, 1998.

MULLER, Carla Fernanda. Logística reversa: meio ambiente e produtividade. In http://pessoal.facensa.com.br/girotto/files/logistica_de_distribuição/logistica_reversa.pdf Acesso em 21 de fevereiro de 2010.

RODRIGUES, Deborah Francisco; RODRIGUES, Gisele Gonzaga; LEAL, J. Eugênio; PIZZOLATO, N. Domingues: Logística Reversa – Conceitos e componentes do sistema. In http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_0543.pdf Acesso em 26 de fevereiro de 2010.

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

LEAL, A. A. .; PESSOA, D. de A. .; MACÊDO, L. D. de . LOGÍSTICA REVERSA: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 4, n. 3, p. e432, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/21954. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos