LICITAÇÕES E AUDITORIA INTERNA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN

Autores

  • Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Lígia Viana de Queiroz Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Rosa Adeyse Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Jorge Eduardo de Medeiros Lopes Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Auditoria; Instituto; Procedimento; PAINT; IFRN.

Resumo

O presente artigo trata da verificação realizada acerca dos procedimentos desenvolvidos pelo departamento de auditoria interna do câmpus Apodi do IFRN, considerando a confrontação com a legislação pertinente e com o PAINT do IFRN, no sentido de se observar como se desenvolvem os trabalhos no campos aludido acerca das licitações realizadas no exercício de 2011. Em um estudo de caso de natureza descritiva e qualitativa, buscou-se abordar referencias teóricos concernentes com os objetivos da pesquisa, abrangendo a história da auditoria, a auditoria geral, a auditoria interna e a auditoria do setor público, demonstrando, ao final, que embora os valores auditados declarados tenham se considerado baixos em relação ao total dos recursos envolvidos no programa selecionado pelo PAINT, o departamento em questão direciona seus procedimentos de forma clara e condizente com a legislação vigente, utilizando-se de técnicas de auditoria adequadas para a realização do trabalho, desde o levantamento dos dados até a emissão do relatório conclusivo, sem deixar lacunas no tocante ao apoio à administração e suporte às tomadas de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. 7. ed., São Paulo: Editora Atlas, 2010.

ATTIE,William. Auditoria - Conceito e Aplicações, 3.ed.São Paulo,Atlas 1998.

AUDIBRA – Instituto dos Auditores Internos do Brasil. Normas brasileiras para o exercício da auditoria interna. 2.ed. São Paulo: Audibra, 1998.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

______. Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: < http://www.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm>. Acesso em 01 maio 2012.

______. Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Secretaria Federal de Controle Interno. Disponível em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CGcQFjAC&url=http%3A%2F%2Fstat.correioweb.com.br%2Fconcursos%2Fprepare-se%2Fmaterial%2Farquivos%2Finsfc.doc&ei=EbWjT6uWEoyG8QT4qZGICQ&usg=AFQjCNFUxWFNSoVmEXtoUv1iVDDjO1oDIA&sig2=E02Poui4lvUExbrO7VyBsQ>. Acesso em: 01 maio 2012.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: Teoria e Prática. São Paulo:Atlas,2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IFRN, Plano Anual de Auditoria Interna do IFRN – PAINT 2011. Natal. 2011.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 20. ed. São Paulo, Malheiros Editores, 1995.

MILESKI, Hélio Saul. O controle da Gestão Pública. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

PAULA, Maria Goreth Miranda Almeida. Auditoria Interna. São Paulo: Atlas 1999.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Caracterização da Pesquisa em Contabilidade. In: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SÁ, Antonio Lopes de. Curso de auditoria. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

01-02-2014

Como Citar

OLIVEIRA, R. M. A. de .; QUEIROZ, L. V. de .; SILVA, R. A. .; LOPES, J. E. de M. LICITAÇÕES E AUDITORIA INTERNA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e512, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22582. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos