O USO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MITIGAR OS PROBLEMAS DE SOLDA DE ARCO SUBMERSA AUMENTANDO SUA QUALIDADE

Autores

  • Jadir P. dos Santos Universidade Nove de Julho
  • Everton Ferreira de Oliveira Universidade Nove de Julho
  • Alex Paubel Junger Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Ferramentas da qualidade, Solda arco submersa, Qualidade.

Resumo

A solda de arco submersa é um dos processos mais utilizados na soldagem, porém como todos os processos, estão sujeitos a problemas, através de uma metodologia descritiva, de natureza qualitativa, com aplicação em um estudo de caso, usou-se algumas ferramentas da qualidade (Fluxograma, Brainstorming, Pareto, 5W2H’s), para identificar com precisão alguns pontos onde há oportunidades de melhorias, e poder mitigá-los aumentando a qualidade do produto e também a qualificação da mão de obra na Indústria. Foram identificados problemas no processo produtivo, como: a falta de padronização na velocidade e forma utilizada no processo de soldagem e aplicação incorreta da corrente elétrica. Para estes casos, também foram sugeridos em sua matriz 5W2H’s treinamentos e reciclagem periódica para todos os envolvidos em cada etapa do processo e também a elaboração de Instruções de Trabalho Padronizadas para cada etapa identificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AWS. Structural Welding Code - Steel, AWS D1.1 (2002).

BANDEI, S. D. Soldagem - Coleção Tecnologia SENAI- 1997

GIMENES JR, L. Soldagem – Coleção Tecnológica SENAI- 1°ed. 1997. Disponível em:

<http://www.infosolda.com.br/artigos/processos-de-soldagem/497-processo-de-soldagem-arco-submerso.html>, Acesso em: 30, marco, 2015.

HOHN, R. P. Estudos da sensibilidade dos processos MIG/MAG e arame Tubular auto-protegido para a soldagem em operações de dutos. 57 f. Trabalho de graduação de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.

NADAE, J., OLIVEIRA, J. A., OLIVEIRA, O. J. Um estudo sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos. GERPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Ano 4, nr 4. Out-dez/2009, p.93-114.

OLIVEIRA et al. Um estudo sobre a utilização de sistemas, programas e ferramentas da qualidade em empresas do interior de São Paulo. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/prod/2011nahead/aop_t6_0002_0302.pdf>. Acesso em: 23, julho de 2015.

PINHO, A. F. et al. Combinação entre as técnicas de fluxograma e mapa de processo no mapeamento de um processo produtivo. ENEGEP - XXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Foz

do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007

PUGLIA, F. S. et al. Soldabilidade em ferro fundido. Revista Perspectivas on line: exatas & engenharia. Campos dos Goytacazes, 10 (4), 26-34, 2014.

R. K. Yin - Estudo de caso: Planejamento e métodos. 5. ed. Bookman, 2015.

SELEME, R. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Curitiba: Ibpex, 2010.

SIQUEIRA FILHO, A. V. Estudo comparativo das tensões residuais em juntas soldadas pelas técnicas de medição por coordenadas e difração de raios-x. 86 f. Tese (doutorado) Universidade federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Recife, 2012.

SEVERINO, J. S. Metodologia de trabalho científica . 21 ed. Ampliada. Cotez editora, 2000

Downloads

Publicado

13-10-2015

Como Citar

SANTOS, J. P. dos .; OLIVEIRA , E. F. de .; JUNGER, A. P. . O USO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA MITIGAR OS PROBLEMAS DE SOLDA DE ARCO SUBMERSA AUMENTANDO SUA QUALIDADE. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 6, n. 4, p. e613, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22658. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos