A ECONOMICIDADE NO RITMO DE BATUQUES E BATIDAS

Autores

  • Júlio Cesar de Medeiros Meira Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Valéria Pereira de Araújo Universidade Federal de Itajubá
  • Max Leandro de Araújo Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jacio de Souza Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hermelinda Maria Pinto Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Planejamento estratégico; Compras; Gestão pública.

Resumo

O objetivo do presente caso de ensino é levar os alunos a refletir sobre o planejamento de compras na gestão pública, como também, seus reflexos nos princípios da economicidade e da excelência na prestação dos serviços em instituições públicas. O caso traz os comentários e a visão de Eduardo que observou e participou de um processo licitatório e constatou falhas no planejamento ou na execução do mesmo, que apesar de não serem frequentes geram muitos transtornos, custos e retrabalhos desnecessários. O caso é indicado para os cursos de graduação em Administração e Gestão Pública e pós-graduação na área de estratégia, gestão, logística e planejamento organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALECIAN, Serge; FOUCHER, Dominique. Guia de gerenciamento no setor público. Rio de Janeiro: Revan; Brasília, DF: Enap, 2001.

BATISTA, Marco Antonio C.; MALDONADO, José Manoel dos Santos de V. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública, v. 42, n. 4, jul/ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0034-76122008000400003&lang=pt>. Acesso em: setembro de 2010.

BRASIL. Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005 – Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, Distrito Federal, 1 de junho de 2005. Disponível em

. Acesso em: setembro de 2010.

BRASIL. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, Distrito Federal, 22 jun. 1993. Disponível em: . Acesso em: setembro de 2010.

CARVALHO, Paulo C. S. Política de compras na administração pública brasileira. In: RHS Licitações — Conteúdo. 2005. Disponível em: <http://licitacao.uol.com.br/ artdescricao.asp?cod=59 >. Acesso em: setembro de 2010.

HEINRITZ, Stuart F.; FARRELL, Paul V. Compras: princípios e aplicações. São Paulo: Atlas, 1983.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

POZO, Hamilton. Suprimentos. In: Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2008. 5 Ed.

TROSA, Sylvie. Gestão pública por resultados: quando o Estado se compromete. Rio de Janeiro: Revan; Brasília, DF: Enap, 2001.

Downloads

Publicado

01-10-2016

Como Citar

MEIRA, J. C. de M. .; ARAÚJO, M. V. P. de .; BRITO, M. L. de A. .; CAVALCANTE, J. de S. .; CABRAL, H. M. P. . A ECONOMICIDADE NO RITMO DE BATUQUES E BATIDAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 7, n. 4, p. e742, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22682. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Casos