TRABALHANDO A EVASÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Cláudio Boghi Universidade Federal de Itajubá
  • Juliano Schimiguel Universidade Federal de Itajubá
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Informática; Tecnologia educacional; Ensino; Pedagogia; Portfólio.

Resumo

 

A Educação a Distância (EAD) faz uso de salas de aulas virtuais que possuem ferramentas para usos educacionais e nem todo tipo de estudante se adapta bem a esta modalidade na qual há a separação física entre quem ensina e quem aprende. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo de caso de emprego do portfólio em um curso de Pedagogia verificando se este pode ser incluído nas metodologias ativas. Realizou-se uma pesquisa social, qualitativa e com viés quantitativo, do tipo estudo de caso em uma instituição particular de ensino superior localizada na Região Sudeste do Brasil. Os resultados apontam que a comunicação no portfólio, por meio da postagem de trabalhos e pelos feedbacks dos tutores se mostra eficaz e eficiente e que a ferramenta portfólio se integra com as metodologias ativas na EAD e neste estudo diminui a evasão.

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Publicado

01-01-2018

Como Citar

BOGHI, C. .; SCHIMIGUEL, J. .; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. TRABALHANDO A EVASÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e912, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22874. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos