TRABALHANDO A EVASÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • Cláudio Boghi Universidade Federal de Itajubá
  • Juliano Schimiguel Universidade Federal de Itajubá
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Informática; Tecnologia educacional; Ensino; Pedagogia; Portfólio.

Resumo

 

A Educação a Distância (EAD) faz uso de salas de aulas virtuais que possuem ferramentas para usos educacionais e nem todo tipo de estudante se adapta bem a esta modalidade na qual há a separação física entre quem ensina e quem aprende. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo de caso de emprego do portfólio em um curso de Pedagogia verificando se este pode ser incluído nas metodologias ativas. Realizou-se uma pesquisa social, qualitativa e com viés quantitativo, do tipo estudo de caso em uma instituição particular de ensino superior localizada na Região Sudeste do Brasil. Os resultados apontam que a comunicação no portfólio, por meio da postagem de trabalhos e pelos feedbacks dos tutores se mostra eficaz e eficiente e que a ferramenta portfólio se integra com as metodologias ativas na EAD e neste estudo diminui a evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

ADELMAN, Miriam. Visões da Pós-modernidade: discursos e perspectivas teóricas. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, jan./jun. 2009, p. 184-217.

ALVARENGA, G.M. et al. Portfolio: conceitos básicos e indicações para utilização. Univ.Est.Londrina. Estudos em avaliação educacional, v.17, n.33, p.137-145. 2006.

BASÍLIO, M. P. Tempos líquidos de Zygmunt Bauman (Resenha). Sociologias, Porto Alegre, ano 12, no 23, jan./abr. 2010, p. 438-449.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. R. Janeiro: J. Zahar, 1998.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciênc. Soc. e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BOGHI, C. et al. Estudo de caso de emprego de metodologias ativas no ensino de conceitos tecnológicos. Rev. Tecnol. Educacional da ABT. v. 212, n. 1, p. 19-32, 2016. Disponível em: <http://www.abt-br.org.br/images/rte/212.pdf>. Acesso: 15 julho 2018.

BRASIL. 1998. Leis e Decretos. Decreto 2494 de 10 de Fev. 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1998/decreto-2494-10-fevereiro-1998-397980-norma-pe.html>. Acesso em 16 julho 2018.

BRASIL. 2005. Leis e Decretos. Decreto n. 5622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm>. Acesso em: 16 julho 2018.

CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. 37. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas: aplicações em administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

DOCKHORN, Carolina N. B. F.; MACEDO, Monica M. K. A complexidade dos tempos atuais: reflexões psicanalíticas. Psicol.Argum. v. 26, n. 54, p. 217-224, 2008.

EAGLETON, T. As ilusões do posmodernismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

GELFER, J. I.; PERKINS, P. G. Portfolios: focus on young children. Teaching Exceptional Children, v. 31, n.2, p. 44-47, Nov./Dez. 1998.

GOUVEA, E. P. et al. Metodologias ativas: uma experiência com mapas conceituais. REGS - Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, v. 6, n. 21, fev. 2016.

HANKE, M. M. Pós-história e pós-modernidade. Dois conceitos-chave da filosofia da cultura crítica de Vilém Flusser e sua análise contemporânea da mídia e das imagens técnicas. Galáxia (São Paulo, Online), n. 29, p. 96-109, 2015.

LUDKE, M.;ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação. 2.ed. S.Paulo: E.P.U., 2013.

LYOTARD, Jean-François. La condition postmoderne. Paris: Éditions de Minuit,1979.

McCLELLAND, J. A. G. Técnica de questionário para pesquisa. Publicado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – IFUFRGS em julho de 1976 e disponível em: <http://sbfisica.org.br/bjp/download/v06e/v06a06.pdf>. Acesso em: 16 julho 2018.

McLUHAN, M. Understanding media. New York: Signet Books, 1996.

MORAES, J. M. Pós-modernidade: uma luz que para uns brilha e para outros ofusca a luz no fim do túnel. Revista Veiga Mais. v. 3, n. 5, 2004.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Col.Mid.Cont. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens.

V.II.SOUZA,C. A.; MORALES, O.E.T.(orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

NUNES, L. C. O Portfólio naAvaliação daAprendizagem no Ensino Presencial e a Distância: a alternativa hipertextual. Estudos emAval. Educ., v.18, n.38, 2007.

PÊCHEUX, M. Análise do discurso. Campinas: Pontes, 2011.

RISEMBERG, R. I. C. S.; SHITSUKA, R.; TAVARES, O. L. Un Estudio de Caso de Reconocimiento de Patrones en los Textos Colectivos en el Ciberespacio Mediante la Herramienta Wiki en Cursos a Distancia de Pregrado. Dialogos de la Comunicación [em linea]. n. 91, v. 1, p.: 1-17. 2015. Disponível em: <http://dialogosfelafacs.net/wp-content/uploads/2015/09/Dialogos91_UN_ESTUDIO_DE_CASO_DE_RECONOCIMI ENTO_DE_PATRONES_EN_LOS_TEXTOS-.pdf>. Acesso em: 15 julho 2018.

ROCHA, D. C. et al. Teoria crítica e pós-modernismo: Principais Paradigmas e Produção Científica no Brasil. In: Terceiro Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ 2011). João Pessoa/PB, 20 a 22 nov. 2011.

SANTOS, J. F. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SILVA, M.; SANTOS, E. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

YIN, R. K. O estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.

WELLINGS, P. School learning and life learning. Stanford Univ. Website, 2003. Disponível: <http://ldt.stanford.edu/~paulaw/STANFORD/370x_paula_wellings_final_paper.pdf>. Acesso: 16 julho 2018.

WOLTON, D. Informar não é comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Como Citar

BOGHI, C. .; SCHIMIGUEL, J. .; SHITSUKA, R.; SHITSUKA, D. M. TRABALHANDO A EVASÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM AMBIENTE VIRTUAL. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e912, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22874. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos