UTILIZAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS EM ESTUDO DE CASO PARA AVALIAÇÃO DE TROCA DE PONTO DE VENDA PARA LOJA DE VAREJO EM SHOPPING CENTER
Palavras-chave:
Teoria das Opções Reais. VPL. Análise de investimento. Estratégia de Negócio.Resumo
Neste trabalho, utilizou-se a Teoria das Opções Reais para analisar a viabilidade da abertura de um novo ponto de venda que incluísse uma flexibilidade gerencial ao projeto. Essa flexibilidade foi ilustrada pela possibilidade de troca de ponto de venda após a inauguração de um shopping center sem ônus no aumento do valor do metro quadrado e/ou multa contratual. Para determinar o valor desta opção, opção de troca de ponto e aumento da escala, utilizou-se o método binomial em um estudo de caso aplicado a uma empresa brasileira do setor varejista. Foram preparados os fluxos de caixa dos cenários do caso base e do caso expandido, segundo as premissas internas da empresa estudada, e então aplicados ao modelo binomial. O VPL calculado inicialmente revelou-se negativo, mas quando teve seu valor expandido pela TOR atingiu um valor positivo, mudando o cenário de investimento inicial. Este trabalho pretendeu demonstrar não somente o valor da opção de forma geral, mas também determinar o prêmio máximo a ser pago numa opção de troca de ponto de venda dentro de um shopping center e suas vantagens competitivas. O prêmio máximo foi encontrado, para este estudo de caso, atingindo os objetivos do trabalho.
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