UTILIZAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS EM ESTUDO DE CASO PARA AVALIAÇÃO DE TROCA DE PONTO DE VENDA PARA LOJA DE VAREJO EM SHOPPING CENTER

Autores

  • Fernando Akio Paiva Universidade Federal do ABC
  • Ricardo Reolon Jorge Universidade Federal do ABC
  • Alexandre Acácio de Andrade Universidade Federal do ABC
  • Alex Paubel Junger Universidade Federal do ABC
  • Júlio Francisco Blumetti Facó Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Teoria das Opções Reais. VPL. Análise de investimento. Estratégia de Negócio.

Resumo

 

Neste trabalho, utilizou-se a Teoria das Opções Reais para analisar a viabilidade da abertura de um novo ponto de venda que incluísse uma flexibilidade gerencial ao projeto. Essa flexibilidade foi ilustrada pela possibilidade de troca de ponto de venda após a inauguração de um shopping center sem ônus no aumento do valor do metro quadrado e/ou multa contratual. Para determinar o valor desta opção, opção de troca de ponto e aumento da escala, utilizou-se o método binomial em um estudo de caso aplicado a uma empresa brasileira do setor varejista. Foram preparados os fluxos de caixa dos cenários do caso base e do caso expandido, segundo as premissas internas da empresa estudada, e então aplicados ao modelo binomial. O VPL calculado inicialmente revelou-se negativo, mas quando teve seu valor expandido pela TOR atingiu um valor positivo, mudando o cenário de investimento inicial. Este trabalho pretendeu demonstrar não somente o valor da opção de forma geral, mas também determinar o prêmio máximo a ser pago numa opção de troca de ponto de venda dentro de um shopping center e suas vantagens competitivas. O prêmio máximo foi encontrado, para este estudo de caso, atingindo os objetivos do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRASCE, Associação Brasileira dos Shopping Centers. A Cushman & Wakefield Research Publication: MARKET POSITIONING RETAIL BRASIL, 2016. http://abrasce.com.br/monitoramento/publicacoes-de-pesquisas

BASILIO, João Augusto. Shopping centers. Renovar, 2005.

BEZERRA, Demetrio Arthur Caixeta Gomes de. Aplicação do valor presente líquido generalizado em fluxos de caixa não convencionais. 2016

BRITO, Aclevia da Cruz et al. A importância do uso de sistemas de informação: um estudo de caso em um escritório de contabilidade na cidade de Marabá-PA. Anais do IX SIMPROD, 2017.

CERVEIRA FILHO, Mário. Shopping Centers: direitos dos lojistas. 6 ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

FACÓ, Júlio Francisco Blumetti. Vale a pena investir: Finanças e Inovação em uma Análise Interdisciplinar da Aplicação da Teoria de Opções Reais em um Cenário Incerto de Tríplice Epidemia. Simplissimo Livros Ltda, 2017.

FARIA, Vinicius Tasca; DE ANDRADE, Alexandre Acácio; FACÓ, Júlio Francisco Blumetti. Mensuração dos Impactos da Utilização de Processamento de Bancos de Dados em Processos de Inovação. 2017

JENSEN, Michael C.; BLACK, Fischer; SCHOLES, Myron S. The capital asset pricing model: Some empirical tests. 1972.

LAGASSI, Veronica. Breve Comentário Acerca da Alteração Sofrida na Lei do Inquilinato. Revista de Direito da Unigranrio, v. 4, n. 2, p. 17, 2011.

LUENBERGER, David G. Products of trees for investment analysis. Journal of Economic Dynamics and Control, v. 22, n. 8-9, p. 1403-1417, 1998.

MARTINEZ, A. L. Buscando o valor intrínseco de uma empresa: revisão das metodologias para avaliação dos negócios. Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, v.23, 1999.

PINTO, Dinah Sonia Renault. Shopping center: una nova era empresarial. Forense, 1989.

PORTON, Rosimere Alves de Bona; LONGARAY, André Andrade. Relevância do uso das informações contábeis nos processos decisionais. 2006.

REUER, Jeffrey. How real are real options? The case of international joint ventures. Creating value: Winners in the new business environment, p. 59-81, 2017.

RITCHKEN, Peter. Options: theory, strategy, and applications. Scott Foresman & Co, 1987.

TRIGEORGIS, Lenos; REUER, Jeffrey J. Real options theory in strategic management. Strategic Management Journal, v. 38, n. 1, p. 42-63, 2017.

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: Teoria Geral das Obrigações e dos Contratos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2005

WANG, Tao; DE NEUFVILLE, Richard. Real options “in” projects. In: real options conference, Paris, France. 2005.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

PAIVA, F. A. .; JORGE, R. R. .; DE ANDRADE, A. A. .; JUNGER, A. P. .; BLUMETTI FACÓ, J. F. . UTILIZAÇÃO DA TEORIA DAS OPÇÕES REAIS EM ESTUDO DE CASO PARA AVALIAÇÃO DE TROCA DE PONTO DE VENDA PARA LOJA DE VAREJO EM SHOPPING CENTER. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 8, n. 4, p. e841, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22876. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos