APLICAÇÃO DE CÓDIGO DE CONDUTA EM FORNECEDORES DE EMPRESAS
Palavras-chave:
Fornecedores. Código de conduta. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Organizações.Resumo
Neste trabalho, analisa-se a responsabilidade social como fator de conduta das orga-nizações, considerando- se a contribuição da ética como relevante para os negócios, associada à qualidade e à produtividade das empresas. Um dos principais problemas em relação à ética é o gap (distância) entre o discurso e a prática empresarial, ou seja, a diferença entre o que se prega e as atitudes. De modo que talvez a legislação imposta às instituições privadas possa contribuir para a inserção social e para as questões voltadas para sustentabilidade nos negócios. Por meio da análise qualitativa, constataram-se dados quantitativos a fim de facilitar a compreensão do objeto estudado. De acordo com a pesquisa, percebe-se o interesse das empresas em atender as demandas do cliente, mas uma prática voltada à responsabilidade social está longe de ser estabelecida pela gerência. Esses requisitos se apresentam para constar nas políticas contratuais e aten-der à legislação trabalhista a fim de evitar problemas legais. Entre as oito empresas analisadas, verificou-se que somente 37% delas investiram na inclusão de requisitos de responsabilidade social voluntariamente, as demais se sentem pressionadas pelos seus fornecedores, mas ainda não adotaram tais requisitos.
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