APLICAÇÃO DE CÓDIGO DE CONDUTA EM FORNECEDORES DE EMPRESAS

Autores

  • Jadir P. dos Santos Universidade Federal do ABC
  • Alex Pauble Junger Universidade Federal do ABC
  • Alex Pauble Junger Universidade Nove de Julho
  • Luiz Eduardo de Carvalho Chaves Universidade Nove de Julho
  • Marcelo Arrojo Sábio Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Fornecedores. Código de conduta. Responsabilidade social. Sustentabilidade. Organizações.

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a responsabilidade social como fator de conduta das orga-nizações, considerando- se a contribuição da ética como relevante para os negócios, associada à qualidade e à produtividade das empresas. Um dos principais problemas em relação à ética é o gap (distância) entre o discurso e a prática empresarial, ou seja, a diferença entre o que se prega e as atitudes. De modo que talvez a legislação imposta às instituições privadas possa contribuir para a inserção social e para as questões voltadas para sustentabilidade nos negócios. Por meio da análise qualitativa, constataram-se dados quantitativos a fim de facilitar a compreensão do objeto estudado. De acordo com a pesquisa, percebe-se o interesse das empresas em atender as demandas do cliente, mas uma prática voltada à responsabilidade social está longe de ser estabelecida pela gerência. Esses requisitos se apresentam para constar nas políticas contratuais e aten-der à legislação trabalhista a fim de evitar problemas legais. Entre as oito empresas analisadas, verificou-se que somente 37% delas investiram na inclusão de requisitos de responsabilidade social voluntariamente, as demais se sentem pressionadas pelos seus fornecedores, mas ainda não adotaram tais requisitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, N. C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos da ética empresarial e econômica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Qualitative research for education: an introduction to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, 1992.

CABRAL, D. Uma realidade cada vez mais presente. Revista Administrador Professional, ano 34, n. 296, p. 29-29, fev. 2011.

CERVO, A. L. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2005.

DUARTE, G. D.; DIAS, J. M. A. M. Responsabililidade social: a empresa hoje. Rio de janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1986.

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 522-550, 1989.

HAYATI, D.; KARAMI, E.; SLEE, B. Combining qualita-tive and quantitative methods in the measurement of rural poverty. Social Indicators Research, v. 75, p. 361-394, springer, 2006.

McCRACKEN, Grant. The long interview. 5th print. Newbury Park: Sage, 1991.

NAGEL, E. Filosofia da ciência. São Paulo: Cultrix, 1969.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, v. 1, n.3, 2º sem., 1996.

PALHARES. M. Quando a ética acompanha o lucro. Revista Administrador Profissional, ano 34, n. 299, p. 14-15, maio. 2011.

PASSOS. E. Ética nas organizações. 1. ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2011.

SEIDMAN, I. E. Interviewing as qualitative research. A guide for researchers in education and the social sciences. New York: Teachers College/Columbia University Press, 1991.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SROUR, R. H. Ética empresarial. 3. ed. Revisada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

TRANSPARÊNCIA E CORRUPÇÃO/ TRANSPARENCYINTERNATIONAL. 1993. Disponível em: <http://www.transparency.org>. Acesso em: 20 ago. 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2003.

Downloads

Publicado

01-07-2017

Como Citar

DOS SANTOS, J. P. .; JUNGER, A. P. .; JUNGER, A. P. .; CARVALHO CHAVES, L. E. de .; SÁBIO, M. A. . APLICAÇÃO DE CÓDIGO DE CONDUTA EM FORNECEDORES DE EMPRESAS. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e831, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/22880. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos