O acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior: estado da arte sobre reserva de vagas

Palavras-chave: Revisão de literatura; Acesso ao Ensino Superior; Pessoas com deficiência.

Resumo

A discussão sobre inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior é um tema pouco explorado no meio acadêmico, principalmente com relação ao acesso desse público ao referido nível de ensino. Apesar do aumento do número de matrículas de alunos com deficiência nos cursos superiores, o percentual desse público ainda é muito pequeno nas instituições de ensino. Com este artigo, pretendemos analisar as produções científicas, durante o período de 2008 a 2018, que abordam a temática do acesso das pessoas com deficiência no Ensino Superior, para compreender o que já foi investigado. Utilizamos diferentes bases de busca, tais como SciElo e Periódico Capes, e analisamos um total de 09 artigos, que se aproximavam da temática proposta. Essa análise possibilitou confirmar a escassez de produções acadêmicas que versem sobre a temática investigada durante o período de 2008 a 2018, apontando para a necessidade de ampliação de pesquisas nessa área, sobretudo relacionada ao acesso por meio de cotas ao Ensino Superior. 

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Biografia do Autor

Larissa Fernanda Santos Oliveira dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação pela UFRN; Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação e docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente na UFRN.

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Publicado
13-12-2020
Como Citar
REIS, L. F. S. O. DOS; MELO, F. R. L. V. DE. O acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior: estado da arte sobre reserva de vagas. Revista de Casos e Consultoria, v. 11, n. 1, p. e11135, 13 dez. 2020.
Seção
Artigos