Medicalização da educação e as pessoas com deficiência: um ensaio teórico
Palavras-chave:
Medicalização da Educação; Inclusão; Psicologia Histórico-Cultural.Resumo
Trata-se de um ensaio teórico que articula alguns fundamentos da educação especial com a medicalização da educação. Objetiva ampliar a discussão sobre a medicalização da educação como processo histórico mais amplo, que transforma questões sociais complexas e multifatoriais, marcadas pela cultura e pelo contexto histórico, em questões individuais, biológicas e orgânicas. Toma-se a Psicologia Histórico-Cultural como base teórica norteadora e apoia-se num dos seus princípios, o que defende a aprendizagem e o desenvolvimento como resultante da historicidade, interação dos sujeitos entre si, e numa dada cultura. Nesse sentido, realça a importância da mediação pedagógica, sem negar que o conhecimento científico está distribuído de maneira desigual, como todos os outros bens produzidos nas sociedades capitalista. O estudo concluiu que a medicalização da educação se materializa na tentativa de culpabilizar os sujeitos pelo seu desenvolvimento, e, no embate com essa forma de lidar com as questões que envolvem a aprendizagem, justifica-se a defesa das políticas públicas e de outros marcos regulatórios que assegurem a todos o direito às condições promotoras de ensino e aprendizagem.
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