Casos para ensino: uma descrição do caso William
Palavras-chave:
Casos para ensino; Formação de professores; Aprendizagem.Resumo
William é um aluno de 8 anos de idade que ainda não consolidou seu processo de alfabetização e mudou de escola. Na alteração de instituição, começou a ter problemas de convivência e ampliou suas dificuldades referentes ao conteúdo. Em seu cotidiano, era comum agressões verbais e físicas e enorme resistência para realizar as atividades. Com a mudança de professora e abertura para escuta, William começou a expressar o que sentia e foi acolhido. Depois disso, foram realizadas adaptações em suas atividades e intervenções diárias para reestruturação da convivência com a comunidade escolar. Ao fim do ano letivo foi possível notar significativos avanços pedagógicos e socioemocionais a partir das intervenções realizadas pela pedagoga. O seguinte trabalho é destinado a professores em formação, com objetivo de promover discussão sobre metodologias de ensino no processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 24, n. 2, jul./dez. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200011. Acesso em: 03 de Dezembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. A etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Básica. - Brasília: MEC, SEB, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
GIL, Antônio Carlos. Elaboração de casos para o ensino de administração. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 2, n. 2, p. 07-16, jul. 2004.
GRAHAM, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. Brasília: ENAP, 2010.
LIMA, Maria Eduarda Lins de. Desafios de professoras/es-iniciantes no magistério: experiências em escolas públicas no Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, 2020.
NAIFF, Luciene A. M. Indisciplina e violência na escola: reflexões no (do) cotidiano. Educação Unisinos, v. 13, n. 2, p. 110-116, maio/ago. 2009. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/4936/2186. Acesso em: 10 jun. 2020.