Gestão Estratégica na União Química
Palavras-chave:
Setor Farmacêutico; Gestão Estratégica; Formulação de Estratégias.Resumo
Este Caso de Ensino foca no histórico recente da União Química Farmacêutica Nacional, empresa que atua no mercado farmacêutico brasileiro, nos segmentos de saúde humana e animal. A União Química passou por um momento importante em 2008, marcado por elevados gastos com a construção de um novo parque industrial e pela cisão societária com a Biolab, com a qual compartilhava recursos no desenvolvimento de produtos de grande valor agregado. A recuperação veio após a adoção de uma gestão econômico-financeira rigorosa e motivou o desenvolvimento de um plano estratégico com foco no longo prazo e a adoção de metas desafiadoras de crescimento. Em 2016, a empresa se vê diante de novas oportunidades de atuação e mira em um desempenho ainda superior. A dinâmica do Caso de Ensino União Química busca o aprofundamento da análise e aplicação dos aspectos essenciais de formulação e implementação de estratégias nas organizações. Sendo assim, pretende-se desenvolver o pensamento estratégico dos participantes, estimulando sua capacidade de resolver problemas a partir da análise de opções e capacidade de tomada de decisões. O caso explora as mudanças ocorridas no ambiente da organização e deve prover bases para discussões em sala sobre temas e questões de disciplinas correlatas à Gestão Estratégicas e ao Desenvolvimento de Parcerias, assim como eventuais trade-offs destas práticas. Como dilema central, são desenvolvidas questões relacionadas ao resgate da capacidade de atuação no desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, qualidade perdida desde a cisão com a Biolab.
Downloads
Referências
GOMES, R et al. O novo cenário de concorrência na indústria farmacêutica brasileira. BNDES Setorial, 39, p. 97-134, mar. 2014.
HITT, M.A., IRELAND R.D., HOSKISSON R.E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pinoneira Thomson Learning, 2008.
KAPLAN, R.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
VALOR ECONÔMICO. (2014). Brasileiras investem em inovação e se aproximam de multinacionais. Obtido no URL: http://www.valor.com.br/empresas/3490734/brasileiras-investem-em-inovacao-e-se-aproximam-de-multinacionais
VALOR ECONÔMICO. (2015). União Química prevê faturamento de R$ 1 bi em 2015. São Paulo, 24 mar. 2015. Obtido no URL: http://www.valor.com.br/empresas/3971154/uniao-quimica-preve-faturamento-de-r-1-bi-em-2015
WRIGHT, P. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.