O Boletim da Comissão Brasileiro-americana de Educação Industrial (CBAI) como fonte de pesquisa em história da educação
Palavras-chave:
Boletim da CBAI; Educação Industrial; História da Educação; Fonte.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo mapear e analisar a produção do conhecimento que utiliza o Boletim da CBAI como fonte de pesquisa em história da educação. Para tanto, foi feito um levantamento no Banco de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES); no Directory of Open Access Journals-DOAJ; e no Google Acadêmico. Como aporte teórico foi utilizado Aróstegui (2006); Medeiros Neta e Ciavatta (2020); Amorim (2007); Fonseca (1961), dentre outros. A pesquisa evidenciou um expressivo número de publicações no formato de teses, dissertações, artigos e livros, as quais utilizaram os Boletins da CBAI tanto como fonte de busca primária quanto como fonte secundária. Constatou-se, a partir da análise das publicações alcançadas, algumas categorias de análise como: trabalho e ensino industrial; a educação matemática; os saberes pedagógicos; a psicologia americana; formação de professores na educação industrial, e dentre outras discussões pertinentes para o campo da Educação Profissional. Desse modo, o uso dos Boletins como fonte não se limita aos estudos que discutem a CBAI como tema central, mas também se constituem como contributo para os pesquisadores que tratam tanto da história da Educação Profissional, como de discussões de outras áreas e temáticas de pesquisa.
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