O Boletim da Comissão Brasileiro-americana de Educação Industrial (CBAI) como fonte de pesquisa em história da educação

Autores

Palavras-chave:

Boletim da CBAI; Educação Industrial; História da Educação; Fonte.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo mapear e analisar a produção do conhecimento que utiliza o Boletim da CBAI como fonte de pesquisa em história da educação. Para tanto, foi feito um levantamento no Banco de Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES); no Directory of Open Access Journals-DOAJ; e no Google Acadêmico. Como aporte teórico foi utilizado Aróstegui (2006); Medeiros Neta e Ciavatta (2020); Amorim (2007); Fonseca (1961), dentre outros. A pesquisa evidenciou um expressivo número de publicações no formato de teses, dissertações, artigos e livros, as quais utilizaram os Boletins da CBAI tanto como fonte de busca primária quanto como fonte secundária. Constatou-se, a partir da análise das publicações alcançadas, algumas categorias de análise como: trabalho e ensino industrial; a educação matemática; os saberes pedagógicos; a psicologia americana; formação de professores na educação industrial, e dentre outras discussões pertinentes para o campo da Educação Profissional. Desse modo, o uso dos Boletins como fonte não se limita aos estudos que discutem a CBAI como tema central, mas também se constituem como contributo para os pesquisadores que tratam tanto da história da Educação Profissional, como de discussões de outras áreas e temáticas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Leidiana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profisisonal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Ísís de Freitas Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AMORIM, M. L. O surgimento da comissão brasileiro-americana de educação industrial (CBAI). Revista História da Educação, v. 11, n. 23, p. 149-171, 2007.

ARÓSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru/SP: Edusc, 2006.

BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 1, 1947.

BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 2, 1947.

BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 1, 1958.

BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 2, 1958.

BRZEZINSKI, I; GARRIDO, E. O que revelam os trabalhos do GT formação de professores. In: ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC, 2002. p. 303-328.

CIAVATTA, M. A criação e a atuação da CBAI. In: Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 310-334.

FALCÃO, L. Q; CUNHA, L. A. Ideologia, política e educação: a CBAI (1946-1962). Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro/RJ, v. 4, n. 7, p. 149-176, 2009.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Campinas/SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FONSECA, C. S. História do Ensino Industrial no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro, RJ: ETN. 1961.

KALINOWSKI, G. Revista De História Da Educação: Um Olhar Histórico E Bibliométrico (2017-2019). Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n. 1, p. e26633, 18 out. 2021.

LUCA, T. R. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. et al (Orgs) Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 111-154.

MEDEIROS NETA, Olivia Morais et al. Organização e estrutura da educação profissional no brasil: da Reforma Capanema às leis de equivalência. Holos, v. 4, p. 223-235, nov. 2018. ISSN 1807-1600. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6981>. Acesso em: 25 nov. 2021. doi:https://doi.org/10.15628/holos.2018.6981.

MEDEIROS NETA, O. M; CIAVATTA, M. Fontes para a história da educação profissional: Boletim da CBAI. João Pessoa: Ideia, 2020.

ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis: Vozes, 1986.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, dez. 2006.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, F. das C. S. Educadores brasileiros e o despertar de aptidões. History of Education in Latin America - HistELA, v. 2, p. e16506, 24 mar. 2019.

VIDAL, D.; SILVA, J. C. S. Intérpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. e20951, 19 maio 2020.

Downloads

Publicado

07-12-2021

Como Citar

SOUZA, F. L. de .; CAMPOS, Ísís de F. .; MEDEIROS NETA, O. M. de. O Boletim da Comissão Brasileiro-americana de Educação Industrial (CBAI) como fonte de pesquisa em história da educação. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26785, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26785. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão