A adaptação do Grupo Globo ao negócio do streaming: O caso Globoplay

Autores

Palavras-chave:

Streaming; Entretenimento; Entretenimento Digital; Globoplay; Plataforma Digital.

Resumo

O presente estudo de caso visa apresentar a transformação do setor de entretenimento audiovisual e a adaptação do maior conglomerado de mídia e comunicação da América Latina, o Grupo Globo, às mudanças de hábito dos consumidores. Com o objetivo de ampliar sua competitividade e se adequar ao novo cenário que se apresenta, o grupo lançou sua plataforma de streaming, Globoplay, que além de ampliar seus produtos, inova em sua diversidade de conteúdo. Desse modo, o objetivo do estudo é propiciar a discussão e aprendizado de conceitos importantes dentro das áreas de administração e contabilidade, além de ampliar a visão para a análise das mudanças tecnológicas, que se apresentam cada vez mais céleres. Por meio de pesquisa em bases de dados secundários, este caso apresenta a empresa, seu novo produto, o setor no qual ela se insere e seus principais concorrentes. Disponibiliza ainda um embasamento teórico para a aplicação das questões apresentadas, contribuindo para o aprendizado prático da teoria demonstrada, além do fomento da prática gerencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Luiz C. O.; MARQUES, José A. V. da Costa. A Demonstração dos Fluxos de Caixa como ferramenta de análise financeira. Pensar Contábil, v.8, n.32, p.18-23, Abr/Mai/Jun 2006 – Rio de Janeiro, 2006.

AMARAL, C. Serviços de streaming: o que são, como funcionam e qual é o tamanho desse mercado no Brasil. K2ponto, 2021. Disponível em: <https://k2ponto.com.br/blog/servicos-de-streaming/>. Acesso em 21 de ago. de 2021.

APPLE TV+. Site Oficial de Streaming da Apple, 2021. Disponível em: https://www.apple.com/br/apple-tv-plus/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

BARNEY, Jay B. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of management, v.17, n.1, p.99–120, 1991.

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CALOF, Jonathan L; BEAMISH, Paul W. Adapting to foreign markets: explaining internationalisation, International Business Review, v. 4 n. 2, p. 115-31, 1995.

CARVALHO, Julia. Como o Netflix baterá a marca de US$ 100 milhões de lucro. Exame, 2014. Disponível em: https://exame.com/negocios/como-o-netflix-batera-a-marca-de-us-100-milhoes-de-lucro/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

COUTINHO, Mariana. Saiba mais sobre streaming, a tecnologia que se popularizou na web 2.0. Techtudo, 2013. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/05/conheca-o-streaming-tecnologia-que-se-popularizou-na-web.ghtml. Acesso em: 20 de ago. de 2021.

D’ANGELO, Pedro. Pesquisa Streaming no Brasil – dados sobre o mercado de streaming de vídeo (2ª Edição). Opinionbox, 2020. Disponível em: <https://blog.opinionbox.com/pesquisa-streaming-no-brasil-segunda-edicao/>. Acesso em 21 de ago. de 2021.

DAVILA, Tony; EPSTEIN, Marc J.; SHELTON, Robert. As regras da inovação. Porto Alegre: Bookman, 2007.

DISNEY+. Site Oficial de Streaming da Disney, 2021. Disponível em: https://www.disneyplus.com/pt-br. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

DUNNING, John H. Toward an eclectic theory of international production: Some empirical tests. Journal of International Business Studies, v.11, n.1, p. 9-31, 1980.

DUNNING, John H. The eclectic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, Basingstoke, v.19, n.1, p.1-31, Spring 1988.

ESTIGARRIBA, Juliana. Netflix bate recorde de 200 milhões de assinantes em meio à pandemia. Exame, 2021. Disponível em: https://exame.com/negocios/netflix-bate-recorde-de-200-milhoes-de-assinantes-em-meio-a-pandemia/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

FELTRIN, Ricardo. Ibope muda valor de cada ponto de audiência no país; veja como fica. Splash Uol, 2016. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2016/12/29/ibope-muda-valor-de-cada-ponto-de-audiencia-no-pais-veja-como-fica.htm. Acesso em: Acesso em: 20 de abr. de 2021.

FELTRIN, Ricardo. Grupo Globo tem 70 mil "programas" em streaming em 2020. Splash Uol, 2020. Disponível em:<https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2020/11/23/grupo-globo-tem-70-mil-programas-em-streaming-em-2020.htm>. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

FELTRIN, Ricardo. Exclusivo: TV aberta perdeu quase metade do público em 20 anos. Splash Uol, 2021. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2021/02/02/exclusivo-em-20-anos-metade-do-publico-ja-fugiu-da-tv-aberta.htm> . Acesso em 20 de abr. de 2021.

FERRARI, Ed L. Contabilidade Gerencial. 5. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

GLOBOPLAY. Site Oficial da Globoplay, 2021. Disponível em: https://globoplay.globo.com/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

GLOBOPLAY chega aos EUA a partir deste domingo com séries, novelas, filmes e programas. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/01/19/globoplay-chega-aos-eua-a-partir-deste-domingo-com-series-novelas-filmes-e-programas.ghtml. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

GONÇALVES, André L. D. Globoplay tem mais assinantes que a Netflix no Brasil. Tecmundo, 2020. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/204993-globoplay-tem-assinantes-netflix-brasil.htm. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

GUIMARÃES, Anderson. Faturamento do Globoplay chega em quase R$ 150 milhões. Minha Operadora, 2020. Disponível em: <https://www.minhaoperadora.com.br/2020/07/faturamento-do-Globoplay-chega-em-quase-r-150-milhoes.html>. Acesso em: 24 de mai. de 2021.

GURGEL, Natalia. Como a pesquisa de mercado auxilia a consolidação dos players de streaming. Propmark, 2021. Disponível em: <https://propmark.com.br/opiniao/como-a-pesquisa-de-mercado-auxilia-a-consolidacao-dos-players-de-streaming/>. Acesso em: 20 de ago. de 2021.

GRUPO GLOBO. História Grupo Globo, 2021. Disponível em: <https://robertomarinho.globo.com/hgg/>. Acesso em 20 de abr. de 2021.

GRUPO GLOBO. Site Oficial da Globo Comunicações e Participações, 2021. Disponível em: <https://globoir.globo.com/Default.aspx>. Acesso em 20 de ago. de 2021.

GRUPO GLOBO. Site Oficial do Grupo Globo, 2021. Disponível em: <https://hml.grupoglobo.globo.com>. Acesso em 20 de abr. de 2021.

GRUPO GLOBO. Site Oficial Globoplay, 2021. Disponível em: <https://Globoplay.globo.com/>. Acesso em 20 de mai. de 2021.

HBO BRASIL. Site Oficial HBO Brasil, 2021. Disponível em: <https://www.hbobrasil.com/hbogo#HBO-GO-providers>. Acesso em 22 de mai. 2021.

HYMER, Stephen H. The international operations of national firms: a study of direct foreign investment. Thesis (Ph.D.) - Massachusetts Institute of Technology, Dept. of Economics, Boston, 1960.

INGIZZA, Carolina. Menos vídeos, mais trabalho: veja como brasileiros usam a internet em 2021. Exame, 2021. Disponível em: https://exame.com/negocios/menos-videos-mais-trabalho-veja-como-brasileiros-usam-a-internet-em-2021/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto R. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável as demais sociedades; 6.ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm – a model of knowledge development and increasing foreign markets commitments. Journal of International Business Studies, p. 23-32, Spring 1977.

LACERDA, Daniel P. et al. Estratégia Baseada em Recursos: 15 Artigos Clássicos para Sustentar Vantagens Competitivas. 1ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

MACHADO, Clóvis da S.; FONSECA, Valéria. Competitividade Organizacional: uma Tentativa de Reconstrução Analítica. Revista de administração contemporânea (Brasil) Num. v.14, set. 2010.

MARION, José C. Contabilidade Empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MARION, José C. Contabilidade Empresarial. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade VS Fluxo de Caixa. Caderno de Estudos nº 2, São Paulo: FIPECAFI, Abril, 1991.

MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Altlas, 2010.

MATHEWS, John A.; ZANDER, Ivo. The international entrepreneurial dynamics of accelerated internationalisation. Journal of International Business Studies, v.38, n.3, p.387-403, 2007.

NETFLIX, 2021. Site oficial. Disponível em: https://www.netflix.com/br/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

OVIATT, Benjamin M.; McDougall, Patricia P. Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, v.25, n.1, p.45-64, 1994.

PANDEMIA segura brasileiros em casa, e Globoplay cresce 80% em ano histórico. RD1, 2021. Disponível em: https://rd1.com.br/pandemia-segura-brasileiros-em-casa-e-globoplay-cresce-80-em-ano-historico/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

PETRY, Gabriela F. Oscar 2021: Netflix liderou entre os estúdios com 7 vitórias. Techmundo, 2021. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/216233-oscar-2021-netflix-lidera-estudios-7-vitorias.htm>. Acesso em 20 de abr. de 2021.

POSSEBON, Samuel. Globo vê 2021 desafiador, mas mantém previsão de investimentos e aposta na Internet. Teletime, 2021. Disponível em: <https://teletime.com.br/26/03/2021/globo-ve-2021-desafiador-mas-mantem-previsao-de-investimentos-e-aposta-na-internet/>. Acesso em 29 de mai. de 2021.

PRIME VIDEO. Site oficial de streaming da Amazon, 2021. Disponível em: https://www.primevideo.com/. Acesso em: 20 de abr. de 2021.

RAVACHE, Guilherme. Brasil é segundo do mundo em streaming; Prime cresce e Disney+ dispara. Uol, 2021. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2021/08/12/brasil-e-segundo-do-mundo-em-streaming-e-crescimento-do-disney-surpreende.htm>. Acesso em: 21 de ago. de 2021.

SCHUMPETER, Joseph. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1988.

SILVA, José P. da. Análise financeira das empresas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, Rebecca. Um ano depois do início da pandemia, plataformas de streaming contabilizam ganhos. Forbes, 2021. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbes-money/2021/03/um-ano-depois-do-inicio-da-pandemia-plataformas-de-streaming-contabilizam-ganhos/>. Acesso em: 20 de mai. de 2021.

SILVA, Thiago. Globo lança novo organograma do Grupo. O Canal, 2021. Disponível em: <https://ocanal.com.br/globo-lanca-novo-organograma-do-grupo/>. Acesso em 15 de jun. de 2021.

SUN, Sunny L. Internationalization strategy of MNEs from emerging economies: The case of Huawei. Multinational Business Review, v.17, n.2, p. 35, 2009.

THE State of Mobile 2020. App Annie, 2020. Disponível em: <https://www.appannie.com/en/go/state-of-mobile-2020/>. Acesso em 20 de ago. de 2021.

WAYBACK MACHINE. Atlas de Cobertura. 2015. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20150110135113/http://comercial2.redeglobo.com.br/atlasdecobertura/Paginas/Totalizador.aspx>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

WIT, Alex D. de. Analysis: U.S. Streaming Subs Grew By Over 50% In 2020, Benefiting All Major Services. Cartoon Brew, 2021. Disponível em: < https://www.cartoonbrew.com/business/analysis-u-s-streaming-subs-grew-by-over-50-in-2020-benefiting-all-major-services-200533.html>. Acesso em: 21 de ago. de 2021.

WOOD Jr., Thomaz; CALDAS, Miguel P. Empresas brasileiras e o desafio da competitividade. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, SP, v. 47, n. 3. p. 66-78, jul. /set. 2007.

ZAMBON, E. M. J. Influência da classificação na demonstração do fluxo de caixa - Um estudo da experiência brasileira. Journal of Accounting, Management and Governance, Brasília-DF, v. 4, n. 1, 2009.

Downloads

Publicado

12-11-2021

Como Citar

AMARAL, H. V. do; PEREIRA, J. G. D. .; CONEJERO, M. A. A adaptação do Grupo Globo ao negócio do streaming: O caso Globoplay. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27008, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27008. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Casos