População Transgênera em Serviços de Saúde e Ambientes de Formação: Uma Revisão Integrativa

Autores

Palavras-chave:

Pessoas Transgênero; Transfobia; Violência de Gênero.

Resumo

A invisibilidade vivenciada pelas pessoas transgêneras reflete uma existência marcada por repúdio, preconceito e recorrentes episódios de violência. Esse contexto, por hora marcado pelas diferentes formas de agressão, somado à incipiência de estratégias de atenção à saúde e educação incidem sobre o referido segmento como catalisadores de vulnerabilidade. O objetivo deste artigo foi descrever os elementos que fazem parte do contexto de saúde e educação da população transgênera. Trata-se de uma revisão integrativa e para conduzir as buscas foi utilizada a estratégia SPIDER, permitindo evidenciar pesquisas com diferentes delineamentos. Foram selecionados dezoito artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e PEPSIC. Os contextos sociais de saúde e de educação vivenciados pela população transgênera são marcados por condições adversas relacionadas ao estigma, a exemplo do não respeito a identidade de gênero e ao nome social, despreparo de profissionais para lidar com as singularidades que envolvem essas pessoas, desse modo, mesmo com os avanços já alcançados, ainda existem desafios a serem superados pela sociedade para a inclusão desse grupo.

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Biografia do Autor

Giovanna Louise Bomfim de Souza, Centro Universitário de Brasília

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Tiago Bahia Fontana , Ministério da Saúde

Mestre em Saúde Coletiva. Docente da Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Julliane Messias Cordeiro Sampaio, Centro Universitário de Brasília

Doutora em Saúde Pública. Docente do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Luciana Neves da Silva Bampi, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade de Brasília – UNB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Danilo Sampaio Avelar , Centro Universitário de Brasília

Doutor em Saúde Pública. Docente do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Ester Mascarenhas Oliveira , Centro Universitário de Brasília

Mestre em Enfermagem. Docente do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

14-12-2021

Como Citar

SOUZA, G. L. B. de; FONTANA , T. B.; SAMPAIO, J. M. C. .; BAMPI, L. N. da S. .; AVELAR , D. S. .; OLIVEIRA , E. M. População Transgênera em Serviços de Saúde e Ambientes de Formação: Uma Revisão Integrativa. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27023, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27023. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão