Transexualidade: as consequências do preconceito escolar para a vida profissional

Autores

  • Heloisa Aparecida de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marcia Hespanhol Bernardo Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Transexualidade. Escolaridade. Trabalho. Preconceito

Resumo

Nesse artigo, discute-se a relação entre os problemas encontrados no ambiente escolar e a dificuldade para a colocação profissional de mulheres transexuais. A partir do enfoque da Psicologia Social, adotou-se como metodologia a proposição do “Campotema” que permite maior compreensão do assunto estudado, acessando-o nos mais diversos espaços em que se manifeste. Os resultados indicam que a falta de aceitação e o preconceito no ambiente escolar geram obstáculos para o bom aproveitamento da educação formal e alto índice de evasão escolar entre as transexuais. A baixa escolaridade decorrente desse contexto soma-se aos estigmas e à vulnerabilidade social dessa população, tendo como consequência uma grande dificuldade para inserção no mercado de trabalho formal, especialmente, em cargos que exigem maior qualificação.

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Como Citar

APARECIDA DE SOUZA, H.; HESPANHOL BERNARDO, M. Transexualidade: as consequências do preconceito escolar para a vida profissional. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 8, n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/6548. Acesso em: 27 abr. 2024.