Assistência da equipe multidisciplinar a criança com infecção relacionada a queimaduras
Palavras-chave:
Queimaduras; Infecção; Cuidados de Enfermagem; Multidisciplinar.Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica a atuação da equipe multidisciplinar a criança com infecção relacionada ao processo de queimadura. Metodologia: Revisão bibliográfica. O levantamento bibliográfico foi feito nas bases de dados da LILACS, SciELO, e PubMed. Descritores (DeSC): Queimaduras. Infecção. Cuidados de Enfermagem. Multidisciplinar. Utilizado o operador boleano AND para cruzamento dos descritores, Critérios de inclusão: artigos disponíveis e na integra nas bases de dados, que tivessem aderência ao título, objetivo e que respondessem à pergunta norteadora, dentro dos anos estabelecidos, nos idiomas português e inglês. Foram excluídos os artigos duplicados, anais de congressos, que não tivessem aderência ao estudo, fora dos anos estabelecidos. Foram selecionados artigos completos, com texto disponível on-line, publicados entre 2013 e 2021. A princípio, foram identificados 71 artigos, e após análise e aplicar os critérios de inclusão, 7 estudos compuseram a amostra final. Resultados: As complicações infecciosas das queimaduras foram responsáveis ??por mais de 70% das mortes de pacientes queimados. Em pacientes gravemente enfermos, a pneumonia é a infecção sistêmica mais comum devido a queimaduras extensas, infecções de feridas, flebite, aspiração, aspiração, traqueotomia e sepse. Os dados mostram ainda que cerca de 77% das queimaduras ocorrem no ambiente domiciliar, sendo que boa parte desse percentual é proveniente da área infantil afetada, o que torna as pesquisas sobre o tema preocupantes e enfatiza a necessidade de prevenir essas causas, pois elas A ocorrência de aumentará a possibilidade de infecção. Conclusão: As queimaduras são um importante problema de saúde pública, afetando 2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais 1 milhão são afetadas no Brasil. A assistência de uma equipe multidisciplinar é de extrema importância. A infecção é uma das maiores causas de morte por queimaduras, e essa prevenção é vital para a qualidade do atendimento e melhora do paciente.
Downloads
Referências
BARBOSA, H.M; JUNIOR, F.J.G.S; LIMA, L.A.A. Assistência de enfermagem prestada a pacientes queimados: revisão integrativa. ReOnFacema, v.1, n.1, p. 65-69, 2015.
CHAVES, S.C.S. Açoes da enfermagem para reduzir os riscos de infecção em grande queimado no CTI. Rev Bras Queimaduras, v. 12, n. 3, p. 140-144, 2013.
COUTINHO, J.G.V et al. Estudo de incidência de sepse e fatores prognósticos em pacientes queimados. Rev Bras Queimaduras, v. 14, n. 3, p. 193-197, 2015.
GOMES, G C et al. Significados atribuídos por familiares na pediatria acerca das interações com os profissionais da enfermagem. Revista da escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. 6, p. 951-957, 2015.
GURGEL, A.K.C.; MONTEIRO, A.I. Prevenção de acidentes domésticos infantis: susceptibilidade percebida pelas cuidadoras. J Res Fundam Care Online. v. 8, n. 4, p. 5126-5135, 2016.
LOPES, F.L.O; SANTOS, E.L; PEIXOTO, A.; MORAIS-JUNIOR S.L.A.; CONCEIÇÃO, S.M.P. A Sistematização da Assistência de Enfermagem como instrumento básico do cuidar do paciente queimado. Revista Feridas, v. 3, n.17, p.588-596, 2016.
NANDA INTERNATIONAL. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.