Metodologias inclusivas no Ensino de Biologia para alunos surdos: Uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva; Ensino de Ciências; Língua Brasileira de Sinais.

Resumo

A inclusão de educandos surdos em escolas regulares é uma realidade crescente e dentre as diversas problemáticas vivenciadas no contexto de sala de aula, destaca-se as dificuldades em relação ao ensino de Biologia. Ressalta-se, a importância de pesquisas acadêmicas que estimulem a produção de conhecimento acerca dos conteúdos de Ciências, para educandos surdos. Neste sentido, objetivou-se realizar uma revisão integrativa de literatura que relaciona os materiais didáticos produzidos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Biologia para comunidade surda. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa dos trabalhos científicos disponíveis em biblioteca de teses e dissertações. A base de dados utilizada neste estudo foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores utilizados foram: “LIBRAS e Biologia”, “Surdos e Biologia” e “Educação Inclusiva de surdos e Biologia”. Nesta revisão, foram incluídas duas (n= 2) teses e quatro (n=4) dissertações. Da análise dos estudos, emergiram duas categorias que fundamentam a discussão do tema em questão. Cinco estudos evidenciaram a produção de materiais didáticos como facilitadores do ensino de Biologia para surdos. Foi possível concluir que são poucos trabalhos com a temática, o que reforça a necessidade de pesquisas, que relacionam o ensino de Ciências e Biologia para educandos não ouvintes.

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Publicado

09-12-2021

Como Citar

COSTA, D. N. .; BRITO , M. D. O. .; MIRANDA, L. S. .; SOUZA, R. T. B. .; NASCIMENTO, M. G. P. . Metodologias inclusivas no Ensino de Biologia para alunos surdos: Uma revisão integrativa. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27168, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27168. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão