Análise da construção de conhecimento sobre autismo pela perspectiva da enfermagem: uma revisão de escopo

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem; Autismo; Transtorno do Espectro do Autismo; Brasil.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar os avanços científicos de publicações na área de enfermagem no Brasil sobre o público autista. Trata-se de uma revisão bibliográfica de escopo, cuja coleta de dados foi realizada nas bases científicas eletrônicas LILACS, PubMed, SCIELO, BDENF e REDIB. Foram considerados como critérios de inclusão os estudos referentes à temática, de cunho original, completos e de origem brasileira, nos idiomas português, inglês e espanhol, com acesso gratuito. Foram excluídas produções duplicadas, artigos que não se apresentaram na íntegra, e materiais que não fossem de cunho científico. Foram incluídos na revisão bibliográfica de escopo 10 estudos publicados entre os anos de 2008 a 2020. Constatou-se que do total de estudos selecionados, cinco foram realizados com profissionais enfermeiros, dois se tratavam de um relato de experiência, um foi conduzido com acadêmicos de enfermagem, um foi realizado com mães de crianças autistas, e um foi realizado com o conhecimento de famílias de crianças autistas. Os principais relatos encontrados nos estudos estão voltados para o diagnóstico precoce, tratamento, equipe multiprofissional, acolhimento dos pais, atuação do enfermeiro no ambiente escolar e o conhecimento de estudantes de enfermagem. As lacunas encontradas são a falta de estudos que evidenciem a importância de capacitações e que abordem os subgrupos e os graus do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ressalta-se que a enfermagem possui papel importante no diagnóstico precoce de uma criança com TEA, além de acompanhar e complementar seu tratamento juntamente a uma equipe multiprofissional. Entretanto, ainda são poucos os investimentos em capacitações para esses profissionais. Adicionalmente, há escassez de estudos que respaldem as ações dos enfermeiros e fundamentem os diagnósticos baseados em evidências, afetando assim o cuidado prestado a essas crianças e a essas famílias.

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Publicado

09-12-2021

Como Citar

SILVA, A. U. da .; LIMA, V. K. P. .; MONTE, B. K. S. . Análise da construção de conhecimento sobre autismo pela perspectiva da enfermagem: uma revisão de escopo. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27179, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27179. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão