Estratégias utilizadas por enfermeiras durante a consulta de pré-natal de mulheres vítimas de violência sexual: revisão integrative

Autores

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem; Cuidado - Pré-natal; Violência sexual.

Resumo

As vítimas de violência sexual têm uma maior predisposição a ter complicações no período gestacional, dentre elas temos os agravos fisiológicos, psicológicos e sociais para a saúde da mulher. Objetivo: Discutir estratégias utilizadas por enfermeiras durante a consulta de pré-natal de mulheres vítimas de violência sexual. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que buscou descobrir quais as estratégias utilizadas por enfermeiras durante a consulta de pré-natal em mulheres vítimas de violência sexual, a partir de publicações científicas indexadas nas bases de dados da CINAHL, PubMed e LILACS entre os anos de 2016 a 2021 com descritores “cuidados de enfermagem”, “violência sexual” e “pré-natal”. Entre 47 artigos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de sete estudos foram selecionados para análise. Resultados: Observaram-se quatro artigos publicados em periódicos estrangeiros e dois publicados em periódicos nacionais. A violência sexual e violência contra a mulher são trabalhadas em conjunto, foram encontrados artigos que afirmam o desconhecimento e despreparo do serviço para atender mulheres vítimas de abuso sexual durante a gestação e há artigos que falam da escuta, de criação de vinculo com o paciente, podendo ser medidas que ajudam a identificar essas vítimas e assim intervir nessa realidade. Conclusão: Identificou-se um número limitado de referências que abordam diretamente as estratégias utilizadas pelos enfermeiros no pré-natal em vítimas de violência sexual. Entretanto, a comunicação, criação de vínculo entre o enfermeiro e o paciente e a identificação precoce emergem como estratégias promissoras no combate a violência desta natureza.

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Biografia do Autor

Renato Pinheiro Conrado, Universidade de Brasília

Possui graduação em Enfermagem (2016). Atua como apoio técnico e pesquisador na Supervisão do Programa Mais médicos Para o Brasil-PMMB no Ministério da Educação-MEC. Professor de prática para graduandos em enfermagem no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Tem experiência na área de Enfermagem, docência e professor de prática.

Rawany Teixeira Carvalho, Universidade de Brasília

Possui graduação em ENFERMAGEM - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (2013). Especialista em Saúde do Adulto e do Idoso, pelo programa de residência da Secretária de saúde do Distrito Federal (2016). Atualmente é enfermeira assistencial do centro cirúrgico do Hospital Universitário de Brasília. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e do Idoso, Enfermagem perioperatória e Enfermagem no Pé Diabético.

Simone Nathalie Souto Vita, Universidade de Brasília

Bacharel em Enfermagem, Especialista em Oncologia e Enfermagem do Trabalho. Atuou no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco/Ac como Enfermeira Assistencialista. Consultora em Saúde no PROACRE, projeto da Secretaria de Saúde do Governo do Acre juntamente com o Banco Mundial. Como Enfermeira Visitadora no Fleury Medicina e Saúde. Enfermeira Auditora no Home Care Center. Na área Docente começou na Escola Técnica do Governo do Acre, dando continuidade nas Instituições de Ensino superior UDF e UniCEUB. Atualmente mestranda em Enfermagem na UnB.

Ester Mascarenhas Oliveira, Universidade de Brasília

Doutoranda em enfermagem(UNB), possui graduação em Enfermagem (FTC). Mestra em enfermagem pelo Programa de pós-graduação em enfermagem, na linha Mulher, Gênero e Saúde, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PPGEnf/UFBA). Integrante do Centro de Estudos sobre Saúde da Mulher (GEM) e do Grupo de pesquisa Sexualidades, Vulnerabilidades, Gênero e Drogas (SVDG). Especialista em Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial (UFSC). Especialista em Saúde Mental (UFMA). Especialista em Gestão em Saúde (FIOCRUZ). Especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde (UFBA). Atua como docente do curso de enfermagem no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Integrante do Núcleo Docente Estruturante da no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Atuou como professora da especialização em Saúde Mental com habilitação em Dependência Química, Família e Comunidade, da Faculdade da Cidade do Salvador. Atuou na coordenação e na assistência à saúde no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) e na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Atuou como docente no Programa Nacional pelo Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atuou como Tutora no Curso de Especialização em Saúde da Família - Programa Mais Médicos (UFPEL). Atuou como orientadora do Curso de Especialização em Saúde da Família (PROVAB) (ISC) e no Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde com ênfase em serviços de Hemoterapia (ISC). Desenvolveu atividades de coordenação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Áreas de atuação: Saúde Coletiva, Saúde Mental, Uso de drogas e tecnologias na Educação.

Mateus Lopes do Nascimento, Universidade de Brasília

Enfermeiro graduado pela Escola Superior de Ciências da Saúde no Distrito Federal - ESCS/DF. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Faculdade Futura. Mestrando em Enfermagem pela Universidade de Brasilia. Pós-graduando em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG. Enfermeiro de Família e Comunidade na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - SESDF.

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Publicado

18-12-2021

Como Citar

CONRADO, R. P. .; CARVALHO, R. T. .; VITA, S. N. S. .; OLIVEIRA, E. M. .; NASCIMENTO, M. L. do . Estratégias utilizadas por enfermeiras durante a consulta de pré-natal de mulheres vítimas de violência sexual: revisão integrative. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e27362, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27362. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão