O ensino remoto emergencial: os desafios e estigmas vivenciados pelos docentes durante a pandemia da COVID-19
Palavras-chave:
Docente; Saúde Mental; COVID- 19; Ensino a Distância.Resumo
Com a exacerbação da pandemia da COVID-19, muitas redes de ensino suspenderam as aulas como medida para conter o avanço do vírus, e iniciaram o uso de recursos digitais de aprendizagem, denominados Ensino a Distância, Ensino Online, Ensino Híbrido, Atividade Escolar Remota, entre outras denominações. O estudo objetivou identificar os desafios e estigmas vivenciados pelos docentes durante a pandemia da COVID 19. O estudo foi desenvolvido através de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), através da síntese de estudos voltados a temática. Foram utilizados 06 artigos para o estudo. E assim, foram estabelecidas duas categorias temáticas, sendo elas: “Desafios do ensino online no contexto docente durante a pandemia da COVID-19” e “Implicações na saúde física e mental de professores durante o ensino remoto na pandemia”. A primeira categoria retrata a dificuldade que alguns professores apresentaram para o uso de ferramentas tecnológicas e recursos digitais, e que não obtiveram nenhum apoio das Instituições de ensino para suprir essa necessidade. Na segunda categoria observou-se que o distanciamento social, a suspensão das aulas presenciais e a adaptação para o ensino remoto, desencadearam nos professores uma sobrecarga de trabalho, e com ela uma série de pensamentos, sentimentos e atitudes que geraram queixas de sofrimento e doenças mentais e físicas. Desta forma, pode-se concluir que o período da pandemia trouxe inúmeros desafios apontados pelos docentes com o uso de tecnologias, além disso, identificou-se repercussões negativas na saúde física e mental dos docentes devido ao atual cenário pandêmico, ressaltando assim, a necessidade de capacitações para uso de ferramentas tecnológicas no ensino docente, bem como a execução de ações preventivas e promotoras de saúde para minimizar as implicações psicológicas da pandemia.
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