Avanços e desafios na gestão e implementação da rede cegonha no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Serviços de saúde materno-infantil, Saúde da mulher, Sistemas de saúde

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever os avanços e desafios na gestão e implementação da Rede Cegonha (RC) no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literature realizada através do portal da BVS, sendo elencado as seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS, BDENF e SCIELO, utilizado-se os descritores (DECS/MESH): Serviços de Saúde Materno-Infantil/Maternal-Child Health Services; Saúde da Mulher/Women's Health e Sistemas de Saúde/Health Systems, através do cruzamento do operador booleano “AND”. Foram incluídos estudos publicados na línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Enquanto, os critérios de exclusão foram definidos em artigos de revisão, relatos de experiência, estudos de caso, estudos duplicados, cartas ao editor, pré-publicações (Preprints), textos indisponíveis na íntegra, estudos que não respondessem à pergunta da pesquisa e artigos publicados antes de 2011, ano em que o Ministério da Saúde (MS) lançou o programa Rede Cegonha. Foram identificados inicialmente 388 artigos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e análise dos estudos, 11 artigos foram selecionados para compor o presente estudo. Os estudos evidenciam que apesar dos avanços observados com a institucionalização da maternidade, é fato que o atual modelo de atenção ainda é reconhecido como incipiente e medicalizado. Para transformar o modelo de atenção brasileiro, o Ministério da Saúde (MS) instituiu a estratégia RC, que inclui uma rede de atenção que garante às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à mulher, bem como que as crianças nasçam com segurança, cresçam e se desenvolvam com saudavelmente. Os estudos sobre o tema ainda são incipientes, mas apontam pontos que inevitavelmente impulsionaram a implementação da RC, devendo haver melhor organização e praticidade entre os órgãos reguladores e os profissionais da saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADESSE, L. et al. Complicações do abortamento e assistência em maternidade pública integrada ao Programa Nacional Rede Cegonha. Saúde Debate, v. 39, p. 694, 2015.

ALVES, M.L.P. Adequação da atenção à saúde da mulher e da criança no município do Paudalho segundo olhar da rede cegonha. Recife: Fundação Oswaldo Cruz, 2012.

ALVES, T.O. et al. Gestação de alto risco: epidemiologia e cuidados, uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, p. 14860, 2021.

BOTELHO, L.L.R. et al. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, p. 121, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Planificação da atenção primária à saúde nos estados. Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao prénatal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Saúde Brasil 2009: uma análise da situação de saúde e da agenda nacional e internacional de prioridades em saúde. Brasília, 2010.

CARNEIRO, J.D. Mortalidade materna cai no Brasil, mas não atingirá meta da ONU. G1, 09 mar. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/03/mortalidad e-materna-cai-no-brasil-mas-nao-atingira-meta-daonu.html. Acesso em: 13 março 2022.

CARNEIRO, R.G. Dilemas antropológicos de uma agenda de saúde pública: Programa Rede Cegonha, pessoalidade e pluralidade. Interface, v. 17, 2013.

CAVALCANTI, P.C.S. et al. Um modelo lógico da Rede Cegonha. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 23, 2013.

DINIZ, C.S.G. Humanização da assistência ao parto no Brasil: os muitos sentidos de um movimento. Ciência e Saúde Coletiva, v. 10, p. 627, 2005.

FERNANDES, R.Z.S.; VILELA, M.F.G. Estratégias de integração das práticas assistenciais de saúde e de vigilância sanitária no contexto de implementação da Rede Cegonha. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, 2014.

GONÇALVES, I.T.J.P. et al. Prática do acolhimento na assistência pré-natal: limites, potencialidades e contribuições da enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 14, 2013.

MAIA, M.N. A coordenação da atenção ao pré-natal e ao parto por equipes de saúde da família no município do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2013.

MARTINELLI, K.G. et al. Adequação do processo da assistência pré-natal segundo os critérios do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento e Rede Cegonha. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 36, 2014.

MATOS, J.C. Avaliação da ferramenta protocolo n. º 22: ação Rede Cegonha do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2015.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm., v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MONTEIRO, V.S.J. Qualidade da informação na atenção ao pré-natal pelas equipes de Saúde da Família em uma área programática do município do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2015.

NEGRÃO, T. Entrevista concedida à Conceição Lemes. Rede Feminista de Saúde alerta: Rede Cegonha é retrocesso de 30 anos. Viomundo, 5 abril 2011.

REBELLO, M.T.M.P.; RODRIGUES NETO, J.F. A humanização da assistência ao parto na percepção de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, 2012.

RIOS, I.C. Caminhos da humanização na saúde: prática e reflexão. São Paulo: Áurea, 2009.

SOUZA, M.T. et al. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, p. 102, 2010.

TERTULIANO, M.L.P. et al. A percepção do parto: vivência de estudantes inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Médica de Minas Gerais, v. 24, S13, 2014.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. A revisão integrativa: metodologia atualizada. Journal of Advanced Nursing, v. 52, p. 546-553, 2005.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Recommendations on Intrapartum Care for a Positive Childbirth Experience. Genebra: World Health Organization, 2018.

Downloads

Publicado

12-06-2022

Como Citar

TINTO SILVA, J. F.; DIAS RANGEL, S. .; DE CARVALHO FARIAS, A. F. .; KOPROSKI, A. C.; CAVALCANTE DE MOURA, L. .; MOURA DE SOUSA, C. .; GEHRKE, L. W.; COSTA DE AZEVEDO MELLO, E. .; FERREIRA MODESTO SOUZA, T. .; MACEDO BAIÃO, Érica .; PAES LANDIM BRITO ALVES, S.; LINS DE MORAIS, G. I. .; DO REGO SANTOS, M. E. .; CORDEIRO DE OLIVEIRA, A. S. .; ANDRADE RIBEIRO FILHO, M. .; RUBIM DA SILVA, M. .; RODRIGUES DE SOUSA, G. M. . Avanços e desafios na gestão e implementação da rede cegonha no Brasil. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e13128768, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/28768. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão