Avaliação Físico-Química e Microbiológica da Qualidade da Água consumida em Escolas do interior de Santa Catarina
Palavras-chave:
Água; Qualidade da Água; Parâmetros de Qualidade.Resumo
A qualidade da água desempenha um papel crucial na preservação da saúde pública, especialmente em ambientes educacionais, assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade físico-química e microbiológica da água consumida nas escolas do interior de Santa Catarina. Foram realizadas coletas em 3 três instituições de ensino primário no interior da cidade de Mafra. Foram realizadas as análises físico-químicas (pH, condutividade elétrica, dureza total, alcalinidade e cloro livre), microbiológicas (contagem de bactérias e detecção de coliformes totais e termotolerantes), sendo também analisada a infraestrutura. Observou-se que a Instituição A utiliza um poço artesiano que também fornece água para 24 famílias. As instituições B e C utilizam água da CASAN. Todas as escolas relataram atraso da manutenção de caixas d’água e dos filtros de bebedouros. O pH, a condutividade elétrica e a dureza estavam dentro dos padrões estabelecidos nas 3 escolas. Destaca-se que a água da instituição A apresentou um aumento da condutividade, o que pode estar relacionado ao nível de salinidade e presença de íons, estes valores elevados podem indicar poluentes e influência de fatores ambientais adversos. As análises microbiológicas indicaram presença de coliformes totais e E. coli na Instituição A. Conclui-se que medidas preventivas são necessárias para garantir a segurança da água nas escolas do interior. Os resultados destacam a importância do monitoramento da qualidade da água, da manutenção de filtros, limpeza de caixas d’água e vigilância adequada da água nas escolas, especialmente para proteger a saúde das crianças.
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