Festa como prática de aprendizagem organizacional: Economíadas em São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Economíadas, Festas universitárias, Aprendizagem organizacional

Resumo

As Economíadas, criadas em 1991 por estudantes de Administração, são atualmente organizadas por alunos dos cursos de Administração, Economia, Contabilidade e Atuariais de universidades do estado de São Paulo. Dada a complexidade envolvida em sua realização, esta pesquisa teve como objetivo compreender a festa associada ao evento como uma organização que promove a aprendizagem prática dos seus organizadores, interpretando a festa tanto como um artefato (produto) quanto como um símbolo (significado) no contexto de aprendizagem. O estudo fundamentou-se na teoria da aprendizagem organizacional, que investiga como as organizações aprendem, focando-se nas experiências práticas bem-sucedidas e orientando condutas sobre o que as organizações devem fazer para promover o aprendizado. Além disso, utilizou-se o conceito de aprendizagem baseada na prática, cujo foco está no que é praticado e em como a prática gera aprendizado por meio das interações situadas e contextualizadas no ambiente em questão. A festa foi analisada por meio de uma etnografia, com dados coletados através de observação participante e entrevistas realizadas com estudantes organizadores das Economíadas de 2017. A análise revelou que a festa proporciona um espaço inesperado de aprendizagem, já que cada evento é único e o processo de organização envolve lidar com imprevistos e aprender com eles. É na prática de organizar a festa que se adquirem as habilidades necessárias para a gestão de recursos, desde a captação de fundos e seleção de fornecedores até o monitoramento de contratos, busca de parceiros e a gestão do fluxo de caixa para pagamentos, sempre enfrentando desafios não previstos. Essa aprendizagem prática, experimentada no "fazer", oferece aos estudantes um ambiente rico para o desenvolvimento de competências essenciais de gerenciamento e organização, aplicáveis tanto no contexto das festas quanto em outros desafios organizacionais futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Jundurian Corá, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ANTONELLO, C. S. Organizações culturais e a aprendizagem baseada em práticas. In: ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. (eds.). Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011. p. 565-582.

ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. Uma agenda brasileira para os estudos em aprendizagem organizacional. Revista de Administração de Empresa, [s. l.], v. 49, n. 3, p. 266-281, 2009.

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. Organizational learning: a theory of action perspective. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley, 1978.

BEZERRA, A. C. A. Festa e cidade: entrelaçamentos e proximidades. Revista Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 23, p. 7-18, jan./jun. 2008.

BISPO, M. S. Estudos Baseados em Prática: Conceitos, História e Perspectivas. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 13-33, 2013a.

BISPO, M. S. Aprendizagem organizacional baseada no conceito de prática: contribuições de Silvia Gherardi. Revista de Administração Mackenzie, [s. l.], v. 14, n. 6, p. 132-161, 2013b.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Tradução: Sandra Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2014.

DAVEL, E. P. B.; PAIVA JÚNIOR, F. G. de. Festa, cultura e empreendedorismo cultural: uma introdução. Teoria e Prática em Administração, [s. l.], v. 9, n. 2, p. iii-ix, 2019. DOI: https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-46427.

DAVEL, E. P. B.; OLIVEIRA, C. A. A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma Autoetnografia de práticas em uma organização educacional. Revista Organização & Sociedade, Salvador, v. 25, n. 85, p. 211-228, 2018.

D'ÁVILA, G. T.; COUTINHO, M. C. Trajetórias laborais de jovens administradores/as. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, [s. l.], v. 4, n. 11, p. 1236-1316, 2017.

DURANTE, D.; VELOSO, F.; MACHADO, D.; CABRAL, A.; SANTOS, S. Aprendizagem organizacional na abordagem dos estudos baseados em prática: revisão da produção científica. Revista de Administração Mackenzie, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 1-28, 2019.

FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. Improvisação e aprendizagem nas organizações: reflexões a partir da metáfora da improvisação no teatro e na música. In: ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. (eds.). Aprendizagem organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011. p. 114-138.

G1 SÃO CARLOS E ARARAQUARA. Com jogos e shows, 'Economíadas' deve movimentar R$ 5 milhões em São Carlos. G1, São Carlos, 1 nov. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/com-jogos-e-shows-economiadas-deve-movimentar-r-5-milhoes-em-sao-carlos.ghtml. Acesso em: 11 jul. 2024.

G1 SÃO CARLOS E ARARAQUARA. MC Binn, Livinho e Jammil se apresentam no Economíadas em São Carlos; veja programação. G1, São Carlos, 30 maio 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/05/30/mc-binn-livinho-e-jammil-se-apresentam-n-economiadas-em-sao-carlos-veja-programacao.ghtml. Acesso em: 11 jul. 2024.

GERGEN, K. J. The saturated self: dilemmas of identity in contemporary life. New York: Basic Books, 1991.

GHERARDI, S. A symbolic approach to competence development. Human Resource Development International, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 313-334, 1999.

GHERARDI, S. Practice-based theorizing on learning and knowing in organizations. Organization, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 211-223, 2000.

GHERARDI, S. From organizational learning to practice-based knowing. Human Relations, [s. l.], v. 54, n. 1, p. 131-139, 2001.

GHERARDI, S. Organizational knowledge: the texture of workplace learning. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

GHERARDI, S. Practice? It’s a matter of taste! Management Learning, [s. l.], v. 40, n. 5, p. 535-550, 2009.

GOMÉZ, J. P.; PAMPOLS, C. F. Espacios e itinerarios para el ocio juvenil nocturno. Revista de Estudios de Juventud, [s. l.], v. 50, p. 23-41, 2000. Disponível em: http://www.injuve.es/observatorio/ocio-y-tiempo-libre/no-50-ocio-y-tiempo-libre. Acesso em: 13 abr. 2024.

MOTTA, R. G.; CORÁ, M. A. J. Teoria do Esportismo e as Economíadas: evento de festa e esporte universitário em São Paulo. Pensamento & Realidade, [s. l.], v. 34, n. 1, p. 94-110, jan./mar. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i1p94-110.

MOTTA, R. G.; CORÁ, M. A. J.; MOLA, I. C. F. A festa universitária como prática empreendedora: Economíadas em São Paulo. Teoria e Prática em Administração, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 52-63, jul./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-42273.

MOTTA, R. G.; MOLA, I. C. F.; CORÁ, M. A. J. A festa universitária como prática fomentadora de valores na organização: as Economíadas à luz da Ergologia. Revista Interdisciplinar de Gestão Social - RIGS, Salvador, v. 8, n. 2, p. 115-139, maio/ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org10.9771/23172428rigs.v8i2.28789.

MUSSE, A. B. Apologia ao uso e abuso de álcool entre universitários: uma análise de cartazes de propaganda de festas universitárias. Revista eletrônica de Saúde Mental, Álcool e Droga, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 1-13, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/38667/41514. Acesso em: 13 abr. 2024.

NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. Introduction: towards a practice-based view of knowing and learning in organisations. In: NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; YANOW, D. (eds.). Knowing in organisations: a practice-based approach. London: M.E. Sharpe, 2003. p. 3-31.

NOVA LIGA ATLÉTICA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Estatuto Social. São Paulo: Associações Atléticas Acadêmicas Visconde de Cairu, Getúlio Vargas e Eugênio Gudin, 2018.

PADULA, R. S. Ensino visando à aprendizagem para inovação e criatividade. In: JUNQUEIRA, L. A. P.;

PADULA, R. S. (org.). Aprendizagem no Ensino Superior no século XXI: desafios e tendências. São Paulo: Tiki Books, 2017. p. 15-36.

SOUZA-SILVA, J. C. de; DAVEL, E. P. B. Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 47, n. 3, p. 53-65, jul./set. 2007.

Downloads

Publicado

19-12-2024

Como Citar

MOTTA, R. G. .; CORÁ, M. A. J. Festa como prática de aprendizagem organizacional: Economíadas em São Paulo . Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e37653, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/37653. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Casos, Objetos Educacionais e Relatos de Experiência