El cuidado de los agentes comunitarios de salud en relación a las personas LGBTQIA+ en Atención Primaria: una revisión integrativa de la literatura

Autores/as

Palabras clave:

Agente de Salud Comunitario, personas LGBTQIA , Atención primaria.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo relatar cómo la literatura científica retrata el cuidado de los Agentes Comunitarios de Salud en relación a las personas LGBTQIA+ en la Atención Primaria. Se trata de un estudio integrador de revisión bibliográfica, en el que se utilizaron los descriptores “Agentes Comunitarios de Salud”, “Personas LGBTQIA+” y “Atención Primaria”. Las bases de datos utilizadas fueron SciELO, Google Scholar y BVS/Brasil. Se incluyeron estudios publicados a partir de 2011, año de creación de la Política Nacional de Salud Integral LGBT, en los idiomas inglés, portugués y español, relacionados con el tema de estudio e indexados al sistema de evaluación Qualis/Capes, resultando en 07 artículos que compusieron la muestra Como conclusiones se observa la existencia de procesos de violencia, negación del acceso a la salud, actos discriminatorios, estigmatizantes y prejuiciantes hacia la población LGBTQIA+ por parte de los Agentes Comunitarios de Salud y otros miembros de la Atención Primaria; urge la formación de estos profesionales para deconstruir las creencias heteronormativas y reconocer que las personas disidentes de género y sexualidades necesitan cuidados de salud específicos, incluyendo la promoción de la salud mental, de forma equitativa e integral; las cuales les son aseguradas a través del PNSI-LGBT.

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Biografía del autor/a

Robson Aparecido da Costa Silva, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Graduado em psicologia pela Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST-2017), especialista em micropolítica da gestão e do trabalho em saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2018), Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação stricto senso em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (IP UFAL 2020-2021) e Bolsita de fomento à pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES). Atualmente é  integra o DADÁ: Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST, desde 2017),  CARCARÁ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Humanidades, Linguagens, Educação e suas Tecnologia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano ( IF-Sertão PE) e o EDIS: Grupo de Estudos em Diversidades e Política da Universidade Federal de Alagoas ( UFAL, desde 2020). Possui qualificação em gestão local de desastres naturais para a atenção básica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFSP-2019), em gestão da clínica na atenção básica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA -2019) e em atenção à saúde mental do homem, pela mesma universidade. Extensão universitária em transtornos mentais graves e persistentes pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA -2019) e promoção do uso racional de medicamentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2019). No decorrer de sua formação vem atuando nas áreas de psicologia social, psicologia clínica, gestão e trabalho em saúde, bem como, se debruçando nos estudos e pesquisas relativos a saída do armário entre jovens e adolescentes gays e as implicações psicossociais envolvidas nesse processo.

Sara Teixeira Braga, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem e Pós-graduanda em Saúde da Mulher. Pesquisadora dos Grupos de Estudo e Pesquisa sobre Cuidado de Enfermagem na Saúde da Criança - (CUIDENSC/UFC) e Práticas Avançadas em Saúde - (GEPPAS/URCA), Membro e Colaborada do Programa de Extensão APH na Comunidade e Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva- (LAEETI) da Universidade Regional do Cariri - (URCA). Possui interesse nas áreas de Enfermagem, com ênfase nos temas: Gestão de Saúde Pública; Tecnologias em Saúde; Urgência e Emergência; Atendimento Pré-Hospitalar; Educação em Saúde.

Woneska Rodrigues Pinheiro, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). Docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Doutora em Ciências da Saúde pelo programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Avançadas em Saúde (GEPPAS). Trabalhou como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (2010-2012); atuou no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS ad) (2013-2018); foi enfermeira emergencista do Hospital Regional do Cariri (2011-2018) e enfermeira intervencionista do SAMU, base Juazeiro do Norte (2014-2018). Contribuiu para com a implantação destes últimos dois serviços na região do Cariri. Possui experiência em enfermagem, docência e pesquisa, com ênfase em saúde pública; saúde das populações e seus determinantes; produção do cuidado ao paciente criticamente enfermo; emergência e UTI; tecnologia e inovações em saúde.

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Publicado

23-06-2023

Cómo citar

SILVA, R. A. da C.; BRAGA, S. T. .; PINHEIRO, W. R. . El cuidado de los agentes comunitarios de salud en relación a las personas LGBTQIA+ en Atención Primaria: una revisión integrativa de la literatura. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e29183, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/29183. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciencias Educativas, Humanas y Sociales