SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio

Autores

  • Luiz Gustavo Ferri Rachetti
  • Gilmar Santana

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo das
imagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,
abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidiano
dos jovens na atualidade, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como uso da imagem
no universo da Sociologia motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para alternativas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de entendimento nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens que participaram do trabalho compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ferri Rachetti

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Educação Básica do RN.

Gilmar Santana

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em Sociologia pela USP, ex-editor da Cronos.

Downloads

Publicado

03/07/2018

Como Citar

FERRI RACHETTI, L. G.; SANTANA, G. SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio. Revista Cronos, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 32–44, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/13724. Acesso em: 26 abr. 2024.