SOCIOLOGIA E CINEMA: o uso do audiovisual na aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de diálogo das
imagens audiovisuais com as propostas conceituais para a área de Sociologia,
abordados nas Orientações e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Médio. Ao mesmo tempo em que a imagem se faz presente no cotidiano
dos jovens na atualidade, o visual se torna cada vez mais documento e instrumento na leitura sociológica dos fatos e fenômenos sociais. Inspirado nas obras de Raymond Williams, Marcel Martin, Pierre Sorlin e José de Souza Martins, este trabalho busca entender como uso da imagem
no universo da Sociologia motiva novas formas de indagações, dúvidas e experimentos que enriquecem o conhecimento produzido por essa ciência e ampliam a consciência de sua importância. Este estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte e buscou, dentro das perspectivas de Paulo Freire e Edgar Morin, direcionamentos para alternativas pedagógicas que possibilitassem a utilização das imagens no cotidiano escolar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa que, através da inserção gradual das imagens e das discussões que aconteceram durante as reuniões, proporcionou o aparecimento e desenvolvimento de temáticas sociológicas. Os resultados foram pautados no discurso dos alunos e na produção de um curta-metragem para demonstrar o processo de entendimento nas temáticas sociológicas. Sob o ponto de vista do pesquisador, os jovens que participaram do trabalho compreenderam, de uma maneira simples, a leitura de imagens e a linguagem cinematográfica, e construíram argumentos e propostas de intervenção no seu ambiente escolar.