COVID-19 E AÇÕES EDUCATIVAS AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Estudo de caso

Autores

  • Christel Angelina Ribes IFRN
  • Rosângela Gondim D' Oliveira UFRN
  • Kadydja Karla Nascimento Chagas IFRN
  • Geovane de Souza Almeida UFRN

Palavras-chave:

covid-19, educação ambiental, tecnologia, SEMURB

Resumo

O ano de 2020 foi um marco de quebra de paradigmas. A crise sanitária do novo Coronavírus acarretou a necessidade de construções de novas ferramentas metodológicas que marcam a transição do ensino presencial para o remoto. Além disso, obrigou toda população a refletir sobre o que seria o “novo normal”. As novas tecnologias trouxeram benefícios para o trabalhador prestar seu serviço sem a necessidade de sair de sua casa e a possibilidade de laborar em qualquer lugar que se encontre (CARDIM, 2021). Este trabalho tem como objetivo principal investigar as práticas socioambientais que foram desenvolvidas no Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), antes e durante a pandemia do COVID-19. A tecnologia que antes era muitas vezes vista como algo que afastava os sujeitos do convívio social,  neste  momento  de  transição  das  atividades,  apresenta-se  como  um  benefício  coletivo  para  o  processo  educacional. Diante deste cenário, resultou-se no Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo  adequando os Programas e Projetos já desenvolvidos de modo presencial, na pré-pandemia. Com o consequente isolamento social, diversas políticas socioambientais foram afetadas e observando, foram identificadas uma redução significativa do número de ações e projetos, evidenciando as diversas as dificuldades na realização de ações de Educação Ambiental (EA), no entanto, percebeu-se que as redes sociais e se configuraram como uma nova ferramenta para mediar ações de EA.

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Biografia do Autor

Christel Angelina Ribes, IFRN

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais -
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN),
especialista em Gestão Ambiental, Ecóloga, técnica em Meio Ambiente.

Rosângela Gondim D' Oliveira, UFRN

Bióloga, Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Docente do Departamento de Botânica e Zoologia, CB/UFRN.

Kadydja Karla Nascimento Chagas, IFRN

Professora Pós-Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Minho – UMINHO,
Braga – Portugal. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande
do Norte – UFRN. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de
Almeida/RJ. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRN. Professora do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Geovane de Souza Almeida, UFRN

Doutorando em planejamento urbano e regional e dinâmicas socioambientais (UFRN) ,
Mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRN), MBA especialista em perícia, auditoria
e gestão ambiental.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

RIBES, C. A.; D’ OLIVEIRA, R. G.; CHAGAS, K. K. N. .; ALMEIDA, G. de S. COVID-19 E AÇÕES EDUCATIVAS AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: Estudo de caso . Revista Cronos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 83–101, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/32139. Acesso em: 12 jul. 2024.