COVID-19 E AÇÕES EDUCATIVAS AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN
Estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-5560.2022v23n1ID32139Palavras-chave:
covid-19, educação ambiental, tecnologia, SEMURBResumo
O ano de 2020 foi um marco de quebra de paradigmas. A crise sanitária do novo Coronavírus acarretou a necessidade de construções de novas ferramentas metodológicas que marcam a transição do ensino presencial para o remoto. Além disso, obrigou toda população a refletir sobre o que seria o “novo normal”. As novas tecnologias trouxeram benefícios para o trabalhador prestar seu serviço sem a necessidade de sair de sua casa e a possibilidade de laborar em qualquer lugar que se encontre (CARDIM, 2021). Este trabalho tem como objetivo principal investigar as práticas socioambientais que foram desenvolvidas no Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), antes e durante a pandemia do COVID-19. A tecnologia que antes era muitas vezes vista como algo que afastava os sujeitos do convívio social, neste momento de transição das atividades, apresenta-se como um benefício coletivo para o processo educacional. Diante deste cenário, resultou-se no Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo adequando os Programas e Projetos já desenvolvidos de modo presencial, na pré-pandemia. Com o consequente isolamento social, diversas políticas socioambientais foram afetadas e observando, foram identificadas uma redução significativa do número de ações e projetos, evidenciando as diversas as dificuldades na realização de ações de Educação Ambiental (EA), no entanto, percebeu-se que as redes sociais e se configuraram como uma nova ferramenta para mediar ações de EA.
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