NEOLIBERALISMO E REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Gentil Lúcio dos Santos Júnior UFRN
  • Rafael Bruno da Costa Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2023v24n1ID32516

Palavras-chave:

Ensino médio, Reforma, Modelos de produção

Resumo

A recente reforma do ensino médio brasileiro reabriu o debate sobre o papel da escola na sociedade. Diante disso, este artigo busca entender como esse fenômeno se inscreve no contexto brasileiro. Mediante uma pesquisa bibliográfica, o estudo verificou que, para cada revolução nos modelos de produção, houve uma estrutura escolar correlata. É possível afirmar que houve uma reorganização do ambiente escolar para responder às demandas tanto do taylorismo-fordismo quanto do toyotismo. A recente reforma do ensino médio se inscreve nessa lógica, em meio a um forte programa de reestruturação produtiva, procurando readaptar os currículos escolares para fazer frente às demandas neoliberais de formação de mão de obra para um mercado de trabalho precarizado.

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Publicado

26-02-2024

Como Citar

LÚCIO DOS SANTOS JÚNIOR, G.; BRUNO DA COSTA SANTOS, R. . NEOLIBERALISMO E REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Revista Cronos, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 143–157, 2024. DOI: 10.21680/1982-5560.2023v24n1ID32516. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/32516. Acesso em: 19 dez. 2024.