DEPRESSÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Desafios e intervenções do Serviço Social

Autores

  • Sylmara Teixeira Pereira Mendes Faculdade Laboro

Palavras-chave:

Depressão, Assistente Social, Crianças e adolescentes

Resumo

A depressão é um dos transtornos mentais que afeta crianças e adolescentes e atualmente se tornou um agravante de saúde pública mundial. A doença é uma patologia que deve ser tratada desde o início dos sintomas e envolve a participação de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, terapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Tendo em vista esses aspectos, este estudo objetivou apresentar quais as intervenções do Serviço Social em crianças e adolescentes com depressão. Nessa direção, utilizou-se como método a pesquisa exploratória, com o intuito de mapear a quantidade de estudos científicos disponíveis no Brasil acerca da temática. Para sistematização e operacionalização dos dados coletados, aplicou-se a análise temática como procedimento analítico, seguindo os passos metodológicos propostos por Minayo (2007) e Severino (2013). Por fim, os resultados da pesquisa apontaram um aumento significativo de estudos sobre a depressão na infância e na adolescência, bem como evidenciaram as contribuições dos assistentes sociais na política de saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylmara Teixeira Pereira Mendes, Faculdade Laboro

Graduação em Serviço Social (Universidade Estácio de Sá). Pós- Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Assistência Social (Faculdade Laboro).

Downloads

Publicado

04/09/2024

Como Citar

TEIXEIRA PEREIRA MENDES, S. DEPRESSÃO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: Desafios e intervenções do Serviço Social. Revista Cronos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 137–158, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/33953. Acesso em: 18 maio. 2024.