DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS NA ERA DA VERTIGO

Autores

  • Sérgio Oliveira dos Santos PMSCS - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
  • Eugenia Trigo Aza Universidad de Vigo

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2025v26n1ID36208

Palavras-chave:

motricidade vital, inteligência artificial, práxis criadora

Resumo

O texto reflete sobre as ressonâncias da tecnologia, especialmente da inteligência artificial (IA), no cotidiano, apontando a crescente dependência das telas e a transformação da experiência humana. Levanta-se a questão central sobre a composição entre processos conjuntivos e conectivos nesta era digital. O estudo propõe uma metodologia de reflexão maiêutica para enfrentar os desafios presentes e futuros na relação entre a práxis criativa e a tecnologia digital com aporte em outros estudos do COMOVI (Coletivo de Motricidade Vital). É destacada a importância da criatividade e da rede conjuntiva de sentidos em que vivemos, sublinhando a interdependência entre todos os seres vivos e a necessidade de reconhecer a nossa ligação com a natureza. Discute-se o equilíbrio entre conforto tecnológico e conexão com a natureza e enfatiza-se a importância de ações educativas para promover uma vida mais plena e consciente, reconhecendo a interdependência entre a tecnologia e a vida no planeta. O texto reflete sobre a situação dos idosos na era tecnológica, apontando a exclusão digital e a necessidade de programas adaptados a este grupo. Discute-se a aceleração da vida moderna e seu impacto na sociedade e conclui pela necessidade e emergência em promover uma vida mais integradora, onde a tecnologia se alia às experiências humanas e natureza, com destaque para ações colaborativas que enalteçam a diversidade. 

Downloads

Biografia do Autor

Sérgio Oliveira dos Santos, PMSCS - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul

Pós Doutorando pela PPGED/ UEPA. Doutor em Educação pela UMESP. Mestre em Educação pela UMESP. Especialização em Oficinas Psicopedagógicas pela UMESP. Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul. Estudou música na FASCS (Fundação das Artes de São Caetano do Sul). Músico instrumentista de sopro (Fagote, flauta) e percussão. Professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul , atuando na coordenação e docência em Educação Física Escolar. Atuou como professor formador do CECAPE/SCS (2013-2022). Pesquisador em Motricidade , Linguagens e Educação. Membro do CEMOrOc - Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente - EDF-Feusp (Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Fac. de Educ. da USP). Membro do coletivo internacional (Colômbia - Brasil- Espanha - Portugal) CoMoVi - Coletivo Motricidade Vital.

Eugenia Trigo Aza, Universidad de Vigo

Eugenia Trigo Aza, gallega de nacimiento (Galicia, España), viajera y ciudadana del mundo. Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación por la UNED (1989).
 Ha sido profesora de Preescolar, Educación Básica y Secundaria (Vigo, Pontevedra y Santiago-España, 1975-1994). Profesora titular en la Universidad de A Coruña-España (1994-2001), en el Instituto Superior Universitario de Maia (Portugal, 2001-2003), en la Universidad del Cauca (Colombia, 2004-2009), en la Universidad Tecnológica Equinoccial (Quito, Ecuador, 2009-2011).
 Actualmente está jubilada y es profesora visitante en la Universidad de Vigo en el Programa de Mayores. Profesional e investigadora independiente (https://www.eugeniatrigo.com). Profesora visitante de diversas Universidades europeas y Latinoamericanas (Portugal, Argentina, Chile, Brasil, Colombia, Ecuador, Uruguay, Venezuela). Miembro del Colectivo Motricidad Vital (CoMoVi). Directora de proyectos de investigación, tesis de doctorado, de licenciatura y de Magisterio. Presidente de diferentes Comités Organizadores de Congresos y Reuniones Científicas, miembro de diferentes consejos de redacción y/o científicos en revistas especializadas. Autora de más de cien publicaciones en libros, monografías, artículos, etc... en temáticas relativas a educación, creatividad, motricidad humana, motricidad vital, investigación, ecología y vida, ludismo, epistemología y metodología de la ciencia (ciencia encarnada). Editora de libros virtuales.

Downloads

Publicado

02-03-2025

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, S.; TRIGO AZA, E. DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS NA ERA DA VERTIGO. Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 62–81, 2025. DOI: 10.21680/1982-5560.2025v26n1ID36208. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/36208. Acesso em: 29 mar. 2025.