NÓS SOMOS OS ROBÔS

as tecnologias de inteligência artificial no desenvolvimento de videogames

Autores

  • Marcus Repa USP/ FFLCH

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-5560.2025v26n1ID36503

Palavras-chave:

sociologia, videogames, inteligência artificial, desenvolvimento

Resumo

O presente artigo discute os videogames e os relaciona com as inteligências artificiais generativas e suas possíveis aplicações e tendências contemporâneas. Os jogos digitais são formados pela construção simbólica de imagens e sons, além dos meios interativos e dos dispositivos eletrônicos. As inteligências artificiais generativas estão envolvidas com as atividades profissionais de desenvolvimento de videogames. Na primeira seção, serão exploradas as características mais gerais de um jogo digital, e as afinidades entre inteligências artificiais e videogames que concebem parte das interações com os jogadores. Na segunda seção, serão examinadas as formas de aplicação de tecnologias de inteligência artificial e suas especificidades de usos em relação aos jogos. Na terceira seção, serão analisadas as tecnologias generativas atuais são parte simultânea do trabalho humano e da aprendizagem de máquinas. Na quarta seção, será analisada a interpretação do panorama de atividades profissionais ligadas ao videogame e seu embate à incorporação substitutiva de profissionais pelas inteligências artificiais. Como um “campo de ensaio”, os jogos digitais podem ser experimentos para “novas ideias”, uma vez que expressam narrativas, sentidos, significados e apropriações.

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Publicado

02-03-2025

Como Citar

REPA, M. NÓS SOMOS OS ROBÔS: as tecnologias de inteligência artificial no desenvolvimento de videogames. Revista Cronos, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 20–41, 2025. DOI: 10.21680/1982-5560.2025v26n1ID36503. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cronos/article/view/36503. Acesso em: 29 mar. 2025.